Cookies
Usamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência digital, personalizar conteúdos e anúncios, para lhe proporcionar funcionalidades de redes sociais, e para analisar dados de navegação. Partilhamos informação, relativa à sua utilização do site, com parceiros externos de publicidade, redes sociais e de análise.
Ao “Aceitar todas as cookies” está a consentir cookies próprios e de terceiros, das categorias de performance, personalização e publicidade, conforme a nossa Política de Cookies.
Na Lista de Cookies encontra o detalhe dos cookies usados e uma descrição da finalidade de cada um.
Em alternativa, clique “Configurar cookies” onde pode gerir as suas preferências, ou rejeitar todas as cookies não essenciais. Pode alterar as suas escolhas a qualquer momento.
Configuração de cookies
A Vodafone valoriza a sua privacidade. Um cookie é um arquivo de texto que apenas identifica o seu computador no nosso servidor, não guardando informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Com esta ferramenta pode compreender qual a informação que está a ser recolhida neste site e definir o modo de recolha e utilização de cookies e outras tecnologias similares através das opções abaixo. Rejeitar significa que está a rejeitar todas as cookies que não são estritamente necessárias para o website funcionar tecnicamente. A nossa Política de Cookies descreve a forma como utilizamos estas tecnologias.
Gestão de preferências

Estes cookies permitem o bom funcionamento técnico do site, garantem uma navegação através de ligação segura e permitem memorizar as suas preferências de forma a que não seja necessário voltar a configurá-las cada vez que visita o site. Considerando estas finalidades, a recolha destes cookies é obrigatória.


Estes cookies são utilizados para obter dados agregados de utilização do site para efeitos estatísticos por forma a analisar e melhorar continuamente o nosso serviço. Por exemplo, são utilizados cookies analíticos para saber o volume diário de visitas ao site ou volume de encomendas efetuadas.


Estes cookies permitem que o website apresente funcionalidades mais avançadas ou personalizar a sua experiência de utilização (por exemplo, a língua ou região em que se encontra, tamanho do texto, fontes e outras partes de páginas web que possa personalizar). As informações que estes cookies recolhem são anonimizadas e não permitem seguir a sua atividade de navegação noutros sítios Web.


Estes cookies são de entidades externas (terceiros) e permitem apresentar anúncios da Vodafone que sejam relevantes de acordo com os seus interesses nos respetivos sites. Permitem também limitar a quantidade de vezes que vê um determinado anúncio. Estas entidades poderão usar esta informação também para fins próprios. Para saber de que entidades se tratam consulte a Política de Cookies.


Cookies
We use cookies and other similar technologies to improve your digital experience, personalize content and ads, to provide you with social network functionalities, as well as to analyze browsing data on our website. Additionally, we share information about your use of our site with external advertising partners, social networks, and analysis services.
By "Accepting all cookies" you are consenting to cookies, both our own and those of third parties, in the categories of performance, personalization, and advertising, in accordance with our Cookie Policy .
In the Cookie List you will find details of the cookies used as well as a brief description of the purpose of each one.
Alternatively, click on "Manage cookies" where you can manage your preferences, or reject all non-essential cookies. You can change your choices at any time.
Cookies Management
Vodafone values your privacy. A cookie is a text file that only identifies your computer on our server, not storing personal information such as your name or bank details. With this tool, you can understand what information is being collected on this site and set the way cookies are collected and used through the options below. Rejecting means that you are rejecting all cookies that are not strictly necessary.
Manage Consent Preferences

These cookies allow the proper technical performance of the website, ensure secure browsing, and allow you to record your preferences so that you do not need to set them again each time you visit the site. For these purposes, the collection of these cookies is mandatory.


These cookies are used to obtain the overall site usage data for statistical purposes to analyze and continuously improve our service. For example, analytical cookies are used to measure the daily volume of visits, or the volume of received orders.


These cookies allow the website to display more advanced features or to customize your user experience (for example, the language or region you are in, text size, fonts, and other parts of web pages that you can customize). However, the data that these cookies collect is anonymized and does not allow them to track your browsing activity on other websites.


These cookies are from external parties (third parties) and allow them to show you relevant Vodafone advertisements according to your interests on other websites. They also allow you to control the number of times you see a particular advertisement. These third parties may also use this information for their own purposes. To find out who they are, please see our Cookie Policy.


Skip to content

Press Releases

Lisboa, 28 de junho de 2022

Vodafone Analytics mostra Rock in Rio à lupa

  • Solução assente na rede Vodafone e em dados anonimizados caracterizou padrões de mobilidade do público durante o festival
  • “Big data” foi obtida através de informações de rede recolhidas pelas antenas Vodafone que cobrem o recinto
  • Vodafone Analytics aplica-se a várias atividades e espaços e ajuda a conhecer o perfil e o comportamento dos consumidores finais ou da população em geral

Na edição deste ano do Rock in Rio Lisboa, a Vodafone utilizou pela primeira vez num grande evento a solução Vodafone Analytics, que permite analisar dados em near real time. Esta ferramenta tecnológica, desenvolvida pela Vodafone em parceria com a Celfocus, permitiu interpretar, com recurso a técnicas avançadas de computação, a big data gerada pelos dados recolhidos das antenas Vodafone que cobrem o recinto, identificando padrões comportamentais de mobilidade (através de um heatmap com as áreas de maior concentração), localização e caraterização demográfica.

Os dados recolhidos permitem concluir, por exemplo, que em média, 23% das pessoas repetiram a experiência, marcando presença em mais do que um dia. Nos quatro dias do Rock in Rio, 12% do público tinha, em média, menos de 25 anos. E na sua maioria, os visitantes nacionais vieram das cidades de Lisboa e do Porto, sendo que cerca de 5% do público veio de outros países. Espanha foi o país predominante de festivaleiros estrangeiros no evento, seguindo-se o Brasil e o Reino Unido. Entre os visitantes que vieram de outros países, estiveram irlandeses, italianos e alemães.

Estes dados, tratados de forma agregada e anonimizada - cumprindo as normas do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e toda a regulação da Comissão Nacional de Proteção de Dados – foram convertidos ao instante em informação útil sobre tendências de fluxo de visitantes, a sua caraterização demográfica e os seus padrões comportamentais.

“Conhecer é poder, e nada melhor do que o Rock in Rio Lisboa, um evento de magnitude que chega a todos e de que somos parceiro tecnológico, para testar esta máxima. A solução Vodafone Analytics pode ser extrapolada para outras dimensões e aplicações, seja em empresas ou cidades, permitindo conhecer audiências e fluxos e, dessa forma, tomar melhores e mais eficientes decisões, que elevem e diferenciem a qualidade da oferta. A versatilidade e dinamismo desta solução permitem aceder a dados antes difíceis de obter e trabalhá-los de acordo com as necessidades, para tirar as conclusões mais relevantes e, através delas, desenvolver soluções e serviços inovadores”, afirma Henrique Fonseca, administrador da Unidade de Negócios Empresarial da Vodafone Portugal.

A plataforma de visualização e os dashboards dinâmicos da Vodafone Analytics foram desenvolvidos em conjunto com a Celfocus, parceiro tecnológico que também assegurou a integração em near real time dos dados obtidos no local, permitindo uma perceção muito visual e atrativa dos elementos recolhidos durante os dias do evento.

A solução, disponibilizada pela Vodafone Portugal aos seus Clientes empresariais, permite obter dados anonimizados e agregados de localização, 365 dias por ano, 24 horas por dia, sendo possível “navegar” no tempo e perceber as movimentações consoante a hora e o dia. Através de dispositivos ligados à rede Vodafone, é possível obter informação útil como os locais visitados, zona de residência e padrões de movimentação, extrapolando para todo o universo da população. Os relatórios de análise podem ainda ser personalizados, escolhendo-se os indicadores, a granularidade, a frequência e a amplitude geográfica.

Os domínios de aplicação desta ferramenta vão desde o retalho (permitindo caracterização demográfica, perceber quem são os clientes, de onde vêm e contar visitas), às smart cities (gestão das cidades, identificação de vias de maior afluência, caraterização demográfica), passando pelos transportes e logística (organização de rotas, otimização da operação), turismo (origens dos visitantes, onde vão, quantos dias ficam, onde dormem e o que fazem) ou imobiliário (contagem de pessoas em zonas para abertura de lojas, caracterização de perfis de poder de compra).

A Celfocus, parceira da Vodafone nesta solução, é uma empresa tecnológica fundada em 2000 que fornece serviços de integração de sistemas, utilizando tecnologias de ponta, com aposta nos segmentos de Digital e Cognitive. Com clientes em mais de 25 países, a Celfocus ajuda organizações a transformar o seu negócio, melhorando a sua vantagem competitiva e o seu desempenho.