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Lisboa, 28 de junho de 2022

Vodafone Analytics mostra Rock in Rio à lupa

  • Solução assente na rede Vodafone e em dados anonimizados caracterizou padrões de mobilidade do público durante o festival
  • “Big data” foi obtida através de informações de rede recolhidas pelas antenas Vodafone que cobrem o recinto
  • Vodafone Analytics aplica-se a várias atividades e espaços e ajuda a conhecer o perfil e o comportamento dos consumidores finais ou da população em geral

Na edição deste ano do Rock in Rio Lisboa, a Vodafone utilizou pela primeira vez num grande evento a solução Vodafone Analytics, que permite analisar dados em near real time. Esta ferramenta tecnológica, desenvolvida pela Vodafone em parceria com a Celfocus, permitiu interpretar, com recurso a técnicas avançadas de computação, a big data gerada pelos dados recolhidos das antenas Vodafone que cobrem o recinto, identificando padrões comportamentais de mobilidade (através de um heatmap com as áreas de maior concentração), localização e caraterização demográfica.

Os dados recolhidos permitem concluir, por exemplo, que em média, 23% das pessoas repetiram a experiência, marcando presença em mais do que um dia. Nos quatro dias do Rock in Rio, 12% do público tinha, em média, menos de 25 anos. E na sua maioria, os visitantes nacionais vieram das cidades de Lisboa e do Porto, sendo que cerca de 5% do público veio de outros países. Espanha foi o país predominante de festivaleiros estrangeiros no evento, seguindo-se o Brasil e o Reino Unido. Entre os visitantes que vieram de outros países, estiveram irlandeses, italianos e alemães.

Estes dados, tratados de forma agregada e anonimizada - cumprindo as normas do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e toda a regulação da Comissão Nacional de Proteção de Dados – foram convertidos ao instante em informação útil sobre tendências de fluxo de visitantes, a sua caraterização demográfica e os seus padrões comportamentais.

“Conhecer é poder, e nada melhor do que o Rock in Rio Lisboa, um evento de magnitude que chega a todos e de que somos parceiro tecnológico, para testar esta máxima. A solução Vodafone Analytics pode ser extrapolada para outras dimensões e aplicações, seja em empresas ou cidades, permitindo conhecer audiências e fluxos e, dessa forma, tomar melhores e mais eficientes decisões, que elevem e diferenciem a qualidade da oferta. A versatilidade e dinamismo desta solução permitem aceder a dados antes difíceis de obter e trabalhá-los de acordo com as necessidades, para tirar as conclusões mais relevantes e, através delas, desenvolver soluções e serviços inovadores”, afirma Henrique Fonseca, administrador da Unidade de Negócios Empresarial da Vodafone Portugal.

A plataforma de visualização e os dashboards dinâmicos da Vodafone Analytics foram desenvolvidos em conjunto com a Celfocus, parceiro tecnológico que também assegurou a integração em near real time dos dados obtidos no local, permitindo uma perceção muito visual e atrativa dos elementos recolhidos durante os dias do evento.

A solução, disponibilizada pela Vodafone Portugal aos seus Clientes empresariais, permite obter dados anonimizados e agregados de localização, 365 dias por ano, 24 horas por dia, sendo possível “navegar” no tempo e perceber as movimentações consoante a hora e o dia. Através de dispositivos ligados à rede Vodafone, é possível obter informação útil como os locais visitados, zona de residência e padrões de movimentação, extrapolando para todo o universo da população. Os relatórios de análise podem ainda ser personalizados, escolhendo-se os indicadores, a granularidade, a frequência e a amplitude geográfica.

Os domínios de aplicação desta ferramenta vão desde o retalho (permitindo caracterização demográfica, perceber quem são os clientes, de onde vêm e contar visitas), às smart cities (gestão das cidades, identificação de vias de maior afluência, caraterização demográfica), passando pelos transportes e logística (organização de rotas, otimização da operação), turismo (origens dos visitantes, onde vão, quantos dias ficam, onde dormem e o que fazem) ou imobiliário (contagem de pessoas em zonas para abertura de lojas, caracterização de perfis de poder de compra).

A Celfocus, parceira da Vodafone nesta solução, é uma empresa tecnológica fundada em 2000 que fornece serviços de integração de sistemas, utilizando tecnologias de ponta, com aposta nos segmentos de Digital e Cognitive. Com clientes em mais de 25 países, a Celfocus ajuda organizações a transformar o seu negócio, melhorando a sua vantagem competitiva e o seu desempenho.