Press Releases
Lisboa, 3 de outubro de 2024
Facenote é a grande vencedora do Ignition by Vodafone Power Lab
- Projeto ganhador garante autenticação contactless e segura de clientes
- Oito startups finalistas desenvolveram projetos-pilotos em co-criação com os parceiros do programa (CUF e Capgemini) e em contacto com mentores
A Facenote é a grande vencedora do Ignition, o programa de inovação aberta do Vodafone Power Lab co-construído pela imatch, destinado a acelerar o desenvolvimento de soluções de saúde e bem-estar, sustentabilidade ambiental, tecnologia para o futuro e melhoria da experiência dos clientes.
O nome do premiado, escolhido entre as oito startups selecionadas durante o programa, foi anunciado esta quarta-feira no Pitch & Demo Day, evento realizado em Lisboa, durante o qual os empreendedores tiveram oportunidade de fazer o pitch talk dos seus projetos-pilotos na apresentação final.
O projeto vencedor, Facenote, consiste numa plataforma que permite às organizações criar experiências totalmente seguras de verificação de identidade, fornecendo-lhes as ferramentas tecnológicas necessárias para adicionar uma verificação contactless de identidade aos fluxos preexistentes de relação com os seus clientes.
Foram ainda apurados o segundo e terceiro lugares da competição, respetivamente a DoGoodPeople (com um software que estimula a participação dos colaboradores na execução da estratégia de sustentabilidade da sua empresa) e a ROOTKey (com uma ferramenta de proteção de ativos e identidades digitais através de tecnologias como blockchain, salvaguardada por um sistema de cibersegurança).
As três startups vencedoras terão a oportunidade de apresentar as suas soluções no GITEX Europe, em Berlim, uma extensão do evento GITEX Global, uma das exposições tecnológicas mais importantes a nível mundial. Este evento promove a colaboração entre gigantes da tecnologia, startups e governos, além de estabelecer contactos com potenciais investidores. Além disso, os projetos continuarão a ser acompanhados pelo Vodafone Power Lab na sua fase de implementação junto dos sponsors do programa.
Chegaram ainda à final as soluções da Chatty Insights (plataforma de conhecimento de clientes potenciada por inteligência artificial), Digimevo S.L. (plataforma integrável e personalizável que melhora a comunicação entre médico e paciente através de conteúdos audiovisuais) e Emitu (plataforma adaptável de internet das coisas que monitoriza em tempo real os consumos de recursos de vários sectores, o desempenho de equipamentos ou a localização de ativos).
Juntam-se ainda a este lote as soluções LogisticsWMS (software logístico de digitalização de armazéns, potenciado por inteligência artificial, que melhora a eficiência das operações) e Mediktor Corp (assistente virtual para triar e pré-diagnosticar pacientes através de inteligência artificial).
A apresentação final dos programas culminou mais de três meses de trabalho, durante os quais os empreendedores e parceiros do programa (desenvolvido pela imatch - innovation collective) co-construiram projetos-piloto de soluções digitais e disruptivas que respondessem a necessidades específicas para melhorar a saúde e o bem-estar, promover a sustentabilidade ambiental, tirar partido da inteligência das máquinas e melhorar a experiência dos clientes.
Selecionadas as start-ups com as tecnologias mais disruptivas no mercado e com maior potencial para desenvolvimento e implementação de pilotos nas áreas estratégicas para os Parceiros do programa (CUF e Capgemini), seguiu-se a fase de aceleração. Esta fase teve como objetivo a co-criação de projetos-piloto, incluindo sessões com mentores do Vodafone Power Lab e dos Parceiros, para desenhar soluções digitais e disruptivas que respondessem a necessidades específicas para melhorar a saúde e o bem-estar, promover a sustentabilidade ambiental, tirar partido da inteligência das máquinas e melhorar a experiência dos clientes. As startups tiveram ainda a oportunidade de aperfeiçoar o pitch talk final que determinou a escolha da vencedora por parte do júri.
O evento final de apresentação dos projetos, conduzido por Filomena Cautela em formato talk-show, foi transmitido pelos canais digitais da RTP Marcas.
Share on social media