Press Releases
Lisboa, 14 de outubro de 2024
Vodafone e CIMPOR pioneiras na implementação de rede privada 5G Standalone
- Transmissão em tempo real de dados impulsiona automatização, manutenção à distância e visão de conjunto da fábrica
- Projeto desenvolvido em parceria com Ericsson e SAP para transformação digital dos processos industriais da CIMPOR
- Depois da unidade de Alhandra, a mais antiga fábrica de cimento do mundo, o projeto estender-se-á às fábricas de Souselas e Loulé
A primeira rede móvel privada 5G Standalone (MPN 5G SA) da Vodafone num ambiente de indústria pesada acaba de ser instalada no centro de produção da CIMPOR em Alhandra, a fábrica de cimento mais antiga do mundo, com 130 anos de operação contínua no mesmo local. Este projeto marca um novo capítulo na longa história desta unidade, ao integrar as mais avançadas tecnologias de comunicação e automação no processo produtivo.
Através desta infraestrutura de comunicação e de aplicações tecnológicas de última geração, apresentadas esta segunda-feira, a empresa passa a poder monitorizar e manter os seus ativos de forma ainda mais eficiente, contribuindo para mitigar riscos, reduzir a sua pegada ambiental e otimizar custos numa das indústrias mais relevantes para a economia nacional.
Com caraterísticas dedicadas e personalizadas, a nova rede garante uma cobertura total e sem interferências, permitindo ligar sem fios inúmeros dispositivos no chão de fábrica com menor latência e maior débito no tráfego de dados e realizar operações ainda mais fiáveis e seguras.
A nova rede - instalada em parceria com a Ericsson - está já a suportar o funcionamento dos primeiros use cases que irão impulsionar a digitalização da fábrica de Alhandra:
- a manutenção em mobilidade, a assistência remota com óculos de realidade aumentada para intervenções locais e a manutenção preditiva de equipamentos críticos – funcionalidades estas disponibilizadas pela SAP;
- a videovigilância inteligente de instalações, com câmaras específicas;
- a sensorização de alta precisão e sem fios (permitindo monitorizar o funcionamento em tempo real e detetar preventivamente falhas em equipamentos);
- a inspeção remota colaborativa de instalações (realizadas com recurso a drones, o que reduz tempo e gastos e aumenta a segurança dos colaboradores);
- a visualização virtual de infraestruturas a partir de um digital twin (representação digital das instalações), permitindo uma visão de conjunto.
Além destas utilizações, as possibilidades criadas por esta rede viabilizam a implementação plena de funcionalidades da Indústria 4.0, como a monitorização remota de equipamentos, a operação de dispositivos autónomos e o acompanhamento permanente dos trabalhadores durante a realização de tarefas exigentes, com recurso a alarmística.
Depois da unidade de Alhandra, a CIMPOR, em parceria com a Vodafone, vai instalar nos próximos meses duas redes MPN 5G Standalone semelhantes nas fábricas de Souselas e Loulé, continuando a sua estratégia de transformação digital no setor cimenteiro.
“A oportunidade de participar na transformação do negócio da CIMPOR através do potencial do 5G da Vodafone é muito gratificante, sobretudo pelo contributo para operações mais ágeis e a menor custo e para tomadas de decisão mais rápidas e informadas num dos principais conglomerados industriais do País. A criação de valor com o 5G, em particular com uma rede móvel privada, faz-se com projetos que respondem às verdadeiras necessidades do negócio e que contribuem para tornar as empresas mais produtivas, competitivas e sustentáveis. É o que estamos a fazer, juntos, com a CIMPOR”, afirma Henrique Fonseca, Administrador com o pelouro da Unidade de Negócios Empresariais da Vodafone Portugal.
“A parceria com a Vodafone para integrar redes privadas 5G nas nossas operações é um passo fundamental na nossa jornada de transformação digital. A introdução desta tecnologia vai melhorar significativamente as nossas capacidades nas fábricas e pedreiras e permitir-nos concretizar a nossa visão de descarbonizar as operações através da inovação e de ferramentas industriais avançadas. Ao expandirmos os nossos recursos de dados industriais e melhorarmos o processamento de informação, o 5G MPN vai permitir uma maior agilidade e flexibilidade, essenciais para alcançarmos a máxima eficiência operacional e avançar para processos e produtos totalmente descarbonizados”, comenta Berkan Fidan, Global CTO da CIMPOR.
Esta não é a primeira vez que a Vodafone leva o potencial das redes de nova geração a grandes infraestruturas industriais no País. Em abril, dotou a barragem da EDP em Castelo do Bode (central, albufeira e ambiente exterior em redor de toda a instalação) de conectividade total com tecnologia 5G, permitindo à EDP criar um laboratório vivo para teste de novas soluções tecnológicas e digitais para promover e acelerar a transição energética.
Antes disso, a Vodafone desenvolveu provas de conceito no Porto de Aveiro (onde uma rede privada 5G de última geração permitiu monitorizar e gerir a sua carga em tempo real, através de soluções de replicação digital e de aplicações e dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada) ou na Symington (manutenção de equipamentos em ambiente de fábrica, com recurso a realidade aumentada), entre outras.
Com esta parceria estratégica com a Vodafone, a CIMPOR dá mais um passo decisivo em direção ao futuro e reafirma o seu compromisso em liderar a transformação digital no setor cimenteiro, enquanto honra a sua longa história. A modernização das suas operações, através da implementação de tecnologia de ponta, reforça a sua posição como referência no mercado, assegurando um futuro mais eficiente e competitivo.
Share on social media