Press Releases
Lisboa, 28 de outubro de 2025
Vodafone Analytics coloca o poder dos dados diretamente nas mãos das empresas
- Acesso mais direto e autónomo a dados de mobilidade e comportamento dos potenciais clientes para melhorar operações e antecipar tendências, em qualquer ponto do País
- Informações podem ser extraídas em tempo real e desagregadas até ao nível de freguesia, para uso em organizações de todas as dimensões e de vários setores
A Vodafone acaba de lançar a plataforma digital Vodafone Analytics, uma solução que democratiza o acesso de empresas de qualquer dimensão (desde logo as PME) a conhecimento valioso para o seu negócio. Trata-se de informação sobre mobilidade e comportamento dos seus potenciais clientes, que pode ser obtida em tempo real e em relação a qualquer ponto do País, a partir de dados anonimizados.
Esta evolução do serviço de analítica de “big data” da Vodafone Business, desenvolvido em parceria com a Celfocus – empresa tecnológica especializada em integração de sistemas e inteligência de dados –, permite aos decisores dos setores privado e público obterem, de forma mais autónoma, integrada e escalável, a informação necessária para tomarem ou anteciparem opções estratégicas na melhoria e personalização da sua operação, atendimento comercial e expansão da atividade.
Tendo em conta a afluência de pessoas, em que zona da cidade devo abrir o meu negócio? Que clientes, com base na idade e género, posso atrair durante um grande evento na minha localidade? Quais as horas de maior atividade numa dada zona? Quem são, de onde vêm, onde dormem e por onde andam os turistas que chegam ao meu concelho? Estas são apenas algumas das perguntas a que esta solução pode ajudar a responder, com base na análise de grandes quantidades de dados gerados pela utilização da rede móvel da Vodafone, desagregados territorialmente até ao nível de freguesia.
A plataforma, com painéis interativos e indicadores de desempenho personalizáveis, pode ser utilizada por organizações de todas as dimensões, das start-ups às grandes empresas, e em múltiplos setores: no comércio, permite otimizar a localização de lojas e de campanhas; melhora o planeamento de ocupação e as estratégias de marketing do turismo e da hotelaria; através da análise de mobilidade, ajuda a gerir melhor as rotas de transportes e logística; contribui para reforçar o planeamento urbano a mobilidade e a segurança em espaços públicos e na realização de eventos.
“A evolução desta oferta poderosa, convertida numa solução ainda mais simples, rápida e escalável, demonstra o compromisso da Vodafone Business com a democratização do acesso aos benefícios gerados pela inteligência de dados. Esta plataforma coloca o poder dos dados - gerados de forma cada vez mais intensa pelos utilizadores de dispositivos móveis – diretamente na mão das empresas, em particular das que ainda não dispõem de capacidade analítica própria,” afirma Henrique Fonseca, administrador da Unidade de Negócios Empresariais da Vodafone Portugal.
Mais informações sobre o Vodafone Analytics podem ser obtidas neste link.
Share on social media