Press Releases
Lisboa, 2 de dezembro de 2025
Campanha de Natal da Vodafone levanta a voz sobre masculinidade tóxica
- Campanha é protagonizada pelo artista Dillaz, que expõe a violência contra as mulheres amplificada nas redes sociais, incentivando a reflexão e mudança
- APAV e Fundação Vodafone juntas no projeto “Cidadania DigitALL”, que promove sessões educativas sobre comportamentos digitais seguros nas escolas portuguesas
- Inscrições abertas para professores interessados em levar estas sessões às suas escolas
Este Natal, a tradicional campanha da Vodafone Portugal assume um formato disruptivo e irreverente, com um monólogo protagonizado pelo artista Dillaz, que dá voz ao respeito e lança um apelo direto à ação para combater a violência e o ódio contra as mulheres que circula nas redes sociais. O filme publicitário, lançado esta segunda-feira, expõe frases e ideias que perpetuam estereótipos de género, incentivando a reflexão e mudança.
Num contexto em que se proliferam narrativas online que normalizam a misoginia, a campanha alerta para um dado preocupante: basta um minuto online para que sejamos expostos a conteúdos que promovem masculinidade tóxica. Por isso, apela a que apenas sejam partilhados, nas redes sociais, conteúdos que contribuem para uma sociedade mais justa e não sejam amplificados os que perpetuam desigualdades.
“Esta época é, na sua essência, um tempo de reflexão. Para a Vodafone, é também uma oportunidade para dar visibilidade a temas que não só refletem os valores da marca, como exigem atenção e ação. Enquanto operadora de telecomunicações, o nosso compromisso é inequívoco: queremos tirar partido do melhor que a tecnologia nos oferece para construir um futuro digital mais seguro, empático e inclusivo. Num cenário em que os algoritmos amplificam preconceitos e normalizam comportamentos tóxicos, não podíamos permanecer em silêncio. É nossa responsabilidade ter uma voz ativa na defesa da liberdade humana e promover uma postura mais crítica perante discursos de ódio que desumanizam as mulheres e chegam a legitimar controlo, abuso e violência. As ferramentas digitais não podem servir para promover e instigar comportamentos condenáveis no mundo, mas sim para inspirar respeito e abrir caminho para uma sociedade mais justa e melhor. Por isso, este Natal pedimos: partilha o que vale a pena e não alimentes o que não merece”, afirma Leonor Garcia Marques, Diretora de Marca da Vodafone Portugal.
Fundação Vodafone e a APAV juntas para promover segurança online
Comprometida com a causa, a Fundação Vodafone desenvolveu o projeto educativo “Cidadania DigitALL”, em parceria com a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, reconhecida pelo seu trabalho na prevenção de comportamentos de risco e na promoção da segurança online. No âmbito deste projeto, têm sido realizadas sessões em escolas de todo o País sobre cidadania digital, abordando temas como: a masculinidade positiva, misoginia e violência de género, cyberbullying, excesso de partilhas nas redes sociais e dependência de ecrãs.
Desde o seu lançamento no final do ano passado, a iniciativa já impactou mais de 10 mil estudantes e envolveu 100 agrupamentos escolares, de 45 municípios. As escolas interessadas para receber este programa podem inscrever-se em https://www.digitall.vodafone.pt/cidadania-digitall/ .
No âmbito da campanha de Natal, a Vodafone disponibiliza ainda uma página dedicada –https://www.vodafone.pt/bem-estar-digital.html – que será continuamente atualizada com conteúdos pedagógicos, também desenvolvidos em parceria com a APAV, sobre bem-estar digital, resiliência e empatia. Para além de consciencializarem diretamente os jovens, estes materiais podem ser utilizados por professores, pais e encarregados de educação como ferramentas de apoio na abordagem e sensibilização destes temas junto das gerações mais novas.
A campanha de Natal é da autoria da VML, com produção da Made in Lx e realização de Miguel Mendes, direção de fotografia de Daniel Nicolau e acompanhamento da FilmBrokers. Terá presença em televisão e nos vários meios digitais, numa estratégia de planeamento a cargo da Dentsu-Carat.
Share on social media