Escolher, Decidir, Valorizar, Respeitar
A Igualdade de Género é uma questão de Direitos Humanos, mas também uma condição fundamental para a justiça e progresso da Sociedade.
Garantir que as pessoas, independentemente da sua identidade de género e orientação sexual, têm as mesmas oportunidades de acesso a educação, trabalho, saúde e poder, participação e influência, tem um impacto muito positivo nos índices de Desenvolvimento.
2020
ano de lançamento
+ de 5000
utilizadores do website e aplicação
+ de 600
crianças abrangidas
O Programa
O programa E se fosse outra cor visa fomentar a literacia quanto à igualdade de género e à liberdade para a orientação sexual.
Este programa enquadra-se na missão da Fundação Vodafone em Portugal, na medida em que visa promover o eixo da Educação, designadamente fomentar a literacia do corpo docente, encarregados de educação e as crianças e jovens, quanto à igualdade de género e liberdade para a orientação sexual, fomentando a inclusão e a integração social de todas as partes na Sociedade.


A Plataforma
De forma descomplexada, mas informada, pretende-se que o esefosseoutracor.com seja um espaço que contribua para a valorização da Escolha, para a ajuda na Decisão, para a capacidade para Valorizar a liberdade individual, e Respeitar as diferenças, sabendo que é nelas que encontramos a verdadeira plenitude humana.
No âmbito deste programa, desenvolvemos uma plataforma digital, em formato website e App, disponível para o sistema operativo Android e iOS.
A versão web desta plataforma disponibiliza conteúdos destinados a 3 públicos-alvo distintos (jovens, famílias e professores), respondendo às questões mais comuns relacionadas com estas temáticas.
As Funcionalidades da App
A app Praia em Directo disponibiliza informação qualitativa gerada através de equipamentos instalados próximo das zonas balneares, sendo disponibilizado de forma agregada. Esta informação está disponível em 80 praias no território nacional no período entre as 8h00 às 20h00, todos os dias da semana.

Nas Escolas
Para promoção e comunicação deste programa e dos valores que estão na sua base, foi desenvolvida uma peça de teatro itinerante que tem vindo a ser apresentada em várias Escolas (a turmas do 1º e 2º ciclos) de Norte a Sul de Portugal Continental e Ilhas da Madeira e Açores.
Esta peça permite um contacto mais direto com a Comunidade Educativa e Estudantil, permitindo consciencializar para estas temáticas, reforçando os conteúdos disponibilizados na plataforma digital.
A peça “E se fosse de outra cor” é um espetáculo-oficina que retrata de forma lúdica alguns dos estereótipos de género que perduram na nossa sociedade, fomentando a reflexão e transmissão de uma mensagem inclusiva para os mais jovens, professores e educadores, com vista a geração de transformações positivas.
Impacto nos ODS
A Fundação Vodafone apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas. O programa E se fosse outra cor permite contribuir para o atingimento dos seguintes ODS:




Parceiros

