Skip to content

SmartReab

Monitorização de Doentes Respiratórios

Um mão com um medidador de frequência cardíaco aplicado no dedo indicador

Tecnologia móvel monitoriza doentes respiratórios crónicos

Em Portugal, as doenças respiratórias são a terceira principal causa de morte, prevendo-se que, até 2030, venham a ocupar o primeiro lugar.

Em linha com a nossa ambição de contribuir para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, através da promoção e desenvolvimento de soluções tecnológicas, lançámos o Sistema Telemonitorização SmartReab.

2016

ano de lançamento

+ de 500

doentes monitorizados

+ de 700

sessões de Telereabilitação

O sistema

O Sistema SmartReab, implementado no Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, permite prolongar a monitorização da atividade física para lá do ambiente hospitalar, acompanhando e incentivando com segurança o doente a manter-se ativo no seu ambiente domiciliário e na comunidade em que se insere.

O Sistema SmartReab
Um homem a andar numa passadeira enquanto é avaliado por uma médica

Nos doentes respiratórios mais graves, o Sistema SmartReab permitirá também ajustar a adequação dos níveis de oxigénio necessários para aqueles que cumprem esta terapêutica diariamente. Através do aumento da atividade física, estima-se que o Sistema SmartReab contribuirá a médio e a longo prazo para:

  • Promover um estilo de vida saudável nos doentes respiratórios crónicos;
  • Reduzir o número de episódios de urgência face a um melhor controlo clínico, minimizando as agudizações da doença respiratória;
  • Reduzir o número de episódios de internamento como consequência da redução dos episódios de urgência.

Impacto nos ODS

A Fundação Vodafone apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas. O Sistema SmartReab pretende contribuir para o atingimento dos seguintes ODS:

Ícone verde número 3 das Parcerias para a Saúde de Qualidade
 Ícone azul escuro número 17 das Parcerias para a Implementação dos Objetivos

Parceiros

Esta implementação decorre de uma parceria estratégica entre o CHLN e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e com o apoio da Fundação Vodafone em Portugal.

Logótipo do parceiro Faculdade de Medicina de Lisboa
Logótipo do parceiro Centro Hospitalar Lisboa, Norte, EPE, Hospital Santa Maria e Hospital Pulido Valente