Tecnologia móvel monitoriza doentes respiratórios crónicos
Em Portugal, as doenças respiratórias são a terceira principal causa de morte, prevendo-se que, até 2030, venham a ocupar o primeiro lugar.
Em linha com a nossa ambição de contribuir para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, através da promoção e desenvolvimento de soluções tecnológicas, lançámos o Sistema Telemonitorização SmartReab.
2016
ano de lançamento
+ de 500
doentes monitorizados
+ de 700
sessões de Telereabilitação
O sistema
O Sistema SmartReab, implementado no Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, permite prolongar a monitorização da atividade física para lá do ambiente hospitalar, acompanhando e incentivando com segurança o doente a manter-se ativo no seu ambiente domiciliário e na comunidade em que se insere.
Nos doentes respiratórios mais graves, o Sistema SmartReab permitirá também ajustar a adequação dos níveis de oxigénio necessários para aqueles que cumprem esta terapêutica diariamente. Através do aumento da atividade física, estima-se que o Sistema SmartReab contribuirá a médio e a longo prazo para:
- Promover um estilo de vida saudável nos doentes respiratórios crónicos;
- Reduzir o número de episódios de urgência face a um melhor controlo clínico, minimizando as agudizações da doença respiratória;
- Reduzir o número de episódios de internamento como consequência da redução dos episódios de urgência.
Impacto nos ODS
A Fundação Vodafone apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas. O Sistema SmartReab pretende contribuir para o atingimento dos seguintes ODS:
Parceiros
Esta implementação decorre de uma parceria estratégica entre o CHLN e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e com o apoio da Fundação Vodafone em Portugal.