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Serviço de Apoio ao Cliente em Língua Gestual Portuguesa

Na Vodafone Portugal a acessibilidade para Clientes com necessidades especiais não se limita aos produtos e serviços. Os Colaboradores do Serviço de Apoio a Clientes também estão preparados para compreender as dúvidas e as dificuldades desta comunidade e para conseguirem ajudá-los a ultrapassar as questões relacionadas com os equipamentos, o software e os tarifários.

Para garantir um apoio mais especializado a cegos ou pessoas com baixa visão, os Colaboradores do Serviço de Apoio a Clientes frequentaram acções de formação comportamental realizadas por membros da Associação Promotora do Ensino de Cegos, eles próprios deficientes visuais. Por outro lado, com o intuito de colmatar as dificuldades específicas na comunicação com Clientes possuidores de deficiência auditiva, a Vodafone Portugal lançou o Serviço de Apoio a Clientes em Língua Gestual Portuguesa (LGP), tornando-se não só a primeira operadora de telecomunicações, como a primeira empresa em Portugal a disponibilizar este serviço de apoio.

Os Assistentes, fluentes em LGP, foram acompanhados durante a formação por uma intérprete profissional e por um Professor de Língua Gestual – ele próprio surdo – que adequaram e transformaram para Língua Gestual Portuguesa todos os módulos de formação que, anteriormente, versavam apenas a comunicação por voz.