Sociedade
A ligação estreita que a Vodafone Portugal mantém com a Sociedade permite à Empresa identificar e responder de forma positiva às necessidades sentidas pelos Clientes e outros Stakeholders, cumprindo a sua missão como Empresa socialmente responsável.
A utilização de terminais móveis gera benefícios no acesso a serviços e informação. Para garantir que a experiência de utilização é sempre a melhor e a mais adequada para cada utilizador, a Vodafone Portugal mantém uma política responsável no acesso a conteúdos, permitindo o barramento fácil de serviços a pedido de pais e educadores.
Uma Sociedade da Informação mais inclusiva beneficia todo o país. Com base nesta convicção, a Vodafone Portugal considera uma prioridade estratégica o desenvolvimento de produtos e serviços que promovam a ligação de grupos de utilizadores que ainda se mantêm afastado dos meios de comunicação digital, seja por necessidades especiais de comunicação ou por falta de formação.
Nestas áreas específicas a Vodafone Portugal tem vindo a aplicar esforços em várias iniciativas que têm em vista uma Sociedade mais inclusiva e participativa, mas mantendo sempre como prioridade as questões de salvaguarda dos direitos dos utilizadores, entre os quais se contam a proteção da privacidade.
Acesso a Conteúdos
Os telefones móveis, e em especial os smartphones, assumem um papel cada vez mais central no acesso à informação disponibilizada através de múltiplos serviços mas também pela ligação simplificada à Internet. As funcionalidades e serviços traduzem-se em claros benefícios mas, quando utilizados de forma desadequada, podem suscitar preocupações junto dos consumidores.
A Vodafone Portugal tem vindo a desenvolver diversas iniciativas destinadas a prevenir o acesso de menores a conteúdos ou serviços considerados desadequados e sensibilizá-los para uma utilização responsável dos mesmos.

Para além da informação disponibilizada, a Empresa oferece aos pais e educadores a possibilidade de impedirem o acesso dos filhos a alguns conteúdos, através de uma funcionalidade acionada mediante um simples contacto telefónico para o Serviço de Apoio a Clientes.
Adicionalmente, a Vodafone Portugal implementou um filtro que impede o acesso de todos os Clientes a sites WAP ilegais, identificados nas listagens da Internet da Watch Foundation, uma associação sedeada no Reino Unido e que se destina a combater o abuso de crianças. Este filtro permite, ainda, bloquear o acesso dos menores a sites WAP destinados a adultos, sempre que os pais acionem o mecanismo acima referido.
Estas medidas constituem um avanço importante e inovador em Portugal, no que toca à proteção dos menores no sector das comunicações, contribuindo de forma sustentada para uma Sociedade mais segura.

Proteção da Privacidade
A recolha de dados pessoais dos Clientes é uma necessidade relacionada com os serviços da Vodafone Portugal, que cumpre todas as normas legais nesta área.
Projectos para Info-inclusão
A Vodafone Portugal foi pioneira na disponibilização de ferramentas que facilitam o acesso aos serviços por parte de Clientes com necessidades especiais. Conheça alguns dos exemplos.