Cookies
Usamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência digital, personalizar conteúdos e anúncios, para lhe proporcionar funcionalidades de redes sociais, e para analisar dados de navegação. Partilhamos informação, relativa à sua utilização do site, com parceiros externos de publicidade, redes sociais e de análise.
Ao “Aceitar todas as cookies” está a consentir cookies próprios e de terceiros, das categorias de performance, personalização e publicidade, conforme a nossa Política de Cookies.
Na Lista de Cookies encontra o detalhe dos cookies usados e uma descrição da finalidade de cada um.
Em alternativa, clique “Configurar cookies” onde pode gerir as suas preferências, ou rejeitar todas as cookies não essenciais. Pode alterar as suas escolhas a qualquer momento.
Configuração de cookies
A Vodafone valoriza a sua privacidade. Um cookie é um arquivo de texto que apenas identifica o seu computador no nosso servidor, não guardando informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Com esta ferramenta pode compreender qual a informação que está a ser recolhida neste site e definir o modo de recolha e utilização de cookies e outras tecnologias similares através das opções abaixo. Rejeitar significa que está a rejeitar todas as cookies que não são estritamente necessárias para o website funcionar tecnicamente. A nossa Política de Cookies descreve a forma como utilizamos estas tecnologias.
Gestão de preferências

Estes cookies permitem o bom funcionamento técnico do site, garantem uma navegação através de ligação segura e permitem memorizar as suas preferências de forma a que não seja necessário voltar a configurá-las cada vez que visita o site. Considerando estas finalidades, a recolha destes cookies é obrigatória.


Estes cookies são utilizados para obter dados agregados de utilização do site para efeitos estatísticos por forma a analisar e melhorar continuamente o nosso serviço. Por exemplo, são utilizados cookies analíticos para saber o volume diário de visitas ao site ou volume de encomendas efetuadas.


Estes cookies permitem que o website apresente funcionalidades mais avançadas ou personalizar a sua experiência de utilização (por exemplo, a língua ou região em que se encontra, tamanho do texto, fontes e outras partes de páginas web que possa personalizar). As informações que estes cookies recolhem são anonimizadas e não permitem seguir a sua atividade de navegação noutros sítios Web.


Estes cookies são de entidades externas (terceiros) e permitem apresentar anúncios da Vodafone que sejam relevantes de acordo com os seus interesses nos respetivos sites. Permitem também limitar a quantidade de vezes que vê um determinado anúncio. Estas entidades poderão usar esta informação também para fins próprios. Para saber de que entidades se tratam consulte a Política de Cookies.


Cookies
We use cookies and other similar technologies to improve your digital experience, personalize content and ads, to provide you with social network functionalities, as well as to analyze browsing data on our website. Additionally, we share information about your use of our site with external advertising partners, social networks, and analysis services.
By "Accepting all cookies" you are consenting to cookies, both our own and those of third parties, in the categories of performance, personalization, and advertising, in accordance with our Cookie Policy .
In the Cookie List you will find details of the cookies used as well as a brief description of the purpose of each one.
Alternatively, click on "Manage cookies" where you can manage your preferences, or reject all non-essential cookies. You can change your choices at any time.
Cookies Management
Vodafone values your privacy. A cookie is a text file that only identifies your computer on our server, not storing personal information such as your name or bank details. With this tool, you can understand what information is being collected on this site and set the way cookies are collected and used through the options below. Rejecting means that you are rejecting all cookies that are not strictly necessary.
Manage Consent Preferences

These cookies allow the proper technical performance of the website, ensure secure browsing, and allow you to record your preferences so that you do not need to set them again each time you visit the site. For these purposes, the collection of these cookies is mandatory.


These cookies are used to obtain the overall site usage data for statistical purposes to analyze and continuously improve our service. For example, analytical cookies are used to measure the daily volume of visits, or the volume of received orders.


These cookies allow the website to display more advanced features or to customize your user experience (for example, the language or region you are in, text size, fonts, and other parts of web pages that you can customize). However, the data that these cookies collect is anonymized and does not allow them to track your browsing activity on other websites.


These cookies are from external parties (third parties) and allow them to show you relevant Vodafone advertisements according to your interests on other websites. They also allow you to control the number of times you see a particular advertisement. These third parties may also use this information for their own purposes. To find out who they are, please see our Cookie Policy.


Skip to content

Vodafone Stories

3 crianças a olharem para um ecran

Aprender a ser (mais que) nativos digitais

Para lá das teclas, dos ratos e dos ecrãs - mas também com a sua ajuda! -, a tecnologia está a contribuir para que milhares de jovens alunos ganhem e reforcem competências técnicas, comportamentais e sociais. O Agrupamento Pinheiro e Rosa, em Faro, é um dos que usam o DigitALL da Fundação Vodafone para esse fim.

Entram na sala meio a medo, mas assim que abrem os computadores ou pegam nas peças que improvisaram para montar um cenário de gravação em stop motion, os movimentos soltam-se e o sorriso também. Estamos em Faro, numa das escolas do Agrupamento Pinheiro e Rosa, um dos 29 que, por todo o País, desenvolveram atividades do programa DigitALL no ano letivo 2024/25. A Leonor, a Maria, o Rodrigo e a Sara, todos com nove anos e alunos do primeiro ciclo, sabem que aprender a brincar é coisa levada a sério nestas atividades.

Todas as semanas, em aulas de 50 minutos, eles são quatro dos 18.500 alunos do 1º ao 6º ano que, nas 140 escolas participantes no programa, recorrem às novas tecnologias para desenvolverem projetos, ao mesmo tempo que, em grupo e de forma interativa, exploram e melhoram as suas competências técnicas, comportamentais e sociais. 

professora e aluna a olhar para o ecran com projectos DigitALL

Da combinação de áreas de conhecimento multidisciplinares DigitALL saem vários dos projetos, exibidos nas paredes da escola.

Crescer, juntos

"É diferente do resto das aulas, mas está um bocadinho ligado com as outras disciplinas, porque nos divertimos e aprendemos", descreve Rodrigo Correia. Da combinação de áreas de conhecimento multidisciplinares - como modelação, inteligência espacial e construções, artes gráficas, animação, programação; pensamento computacional, robótica e eletrónica - saem vários dos projetos, exibidos com orgulho nas paredes dos corredores da escola. Outros há que não são tão tangíveis: "Fingimos que as professoras são robôs e temos de lhes dar instruções," explica Sara Afonso. Esta é uma das formas de fazer perceber aos alunos a necessidade de ter um pensamento estruturado para a realização eficaz de tarefas, algo tão útil para um futuro programador como para um estudante ao longo do seu percurso escolar.

"Verem a caixa do DigitALL entrar na sala é um motivo de alegria e de motivação, e isso alimenta-me e alimenta-os," constata Diana Rodrigues. Para a professora, a natureza e a qualidade dos recursos e ferramentas que são distribuídos às escolas no âmbito do programa são uma vantagem, desde logo porque acrescentam uma componente lúdica e dinâmica às aulas.

"Tanto fazemos coisas dentro, como fora do computador," define, por seu lado, Leonor Martins. É a prova de que os alunos veem o programa muito para além da componente digital, ideia que Alexandre Melo, professor no agrupamento, corrobora: "Muitas atividades são de grupo, uns têm uns conhecimentos, outros têm outros. E esse processo faz com que outras coisas aconteçam: a própria integração dos alunos na escola". Foram também essas soft skills, esse espírito de pensamento em conjunto, de troca de experiências, que levaram este agrupamento a desenvolver um dos projetos vencedores, em Portugal, do Desafio Skills Upload Jr – DigitALL.

 

Paulino Corrêa, da Vodafone Portugal, entrega prémio à equipa Mantis, vencedora da categoria Conectividade

As atividades em grupo, estimuladas pelo programa, contribuem para a partilha de conhecimentos e a integração dos alunos.

Maria Casimiro conta como, com recurso a pequenos bonecos de plástico, cenários feitos à mão e técnicas de gravação stop motion, se produziu o vídeo vencedor deste desafio. Um filme que, de uma forma didática, mostra como se pode viver no mundo digital de forma segura. "A tecnologia vir para a escola é essencial. Enquanto aprendem na escola, pode ser que aprendam a usá-la de forma correta," acrescenta Alexandre Melo.

Com o DigitALL, milhares de meninos e meninas como a Sara, o Rodrigo, a Maria e a Leonor aprendem, a cada dia que passa, tratar cada vez mais por "tu" a tecnologia. Isto é, a usá-la para desenvolver capacidades e competências para o mundo real e que não se limitam aos quatro cantos de um ecrã. "Este programa mostra o mundo digital às crianças de uma forma interessante e diferente. Eles aprendem [na aula] e continuam as atividades em casa," sustenta a professora Fernanda Silva. "Dá-lhes uma autonomia importante e prepara-os para o futuro. Para saberem ouvir, para não ficarem frustrados, e conseguirem ultrapassar as dificuldades". Com os olhos no futuro, haverá matérias mais importantes do que estas?

"Verem a caixa do DigitALL entrar na sala é um motivo de alegria e de motivação, e isso alimenta-me e alimenta-os", sublinha a professora Diana Rodrigues.

Sabia que...

O DigitALL foi lançado em 2021, pela Fundação Vodafone em Portugal, para desenvolver a literacia e as competências digitais de alunos do ensino básico.

Dirigido a crianças do 1.º e 2.º ciclos, proporciona aprendizagem experiencial através de dispositivos e recursos digitais e capacita professores nas áreas de ensino STEM.

Em aulas semanais de 50 minutos, os alunos desenvolvem projetos com recurso a novas tecnologias e exploram e melhoram competências técnicas, comportamentais e sociais, em grupo e de forma interativa.

Ao dotar crianças com competências digitais, preparando-as para as exigências técnicas das profissões do futuro, o DigitALL contribui para reforçar o cumprimento das metas da Década Digital em Portugal.