Cookies
Usamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência digital, personalizar conteúdos e anúncios, para lhe proporcionar funcionalidades de redes sociais, e para analisar dados de navegação. Partilhamos informação, relativa à sua utilização do site, com parceiros externos de publicidade, redes sociais e de análise.
Ao “Aceitar todas as cookies” está a consentir cookies próprios e de terceiros, das categorias de performance, personalização e publicidade, conforme a nossa Política de Cookies.
Na Lista de Cookies encontra o detalhe dos cookies usados e uma descrição da finalidade de cada um.
Em alternativa, clique “Configurar cookies” onde pode gerir as suas preferências, ou rejeitar todas as cookies não essenciais. Pode alterar as suas escolhas a qualquer momento.
Configuração de cookies
A Vodafone valoriza a sua privacidade. Um cookie é um arquivo de texto que apenas identifica o seu computador no nosso servidor, não guardando informações pessoais como o seu nome ou os seus detalhes bancários. Com esta ferramenta pode compreender qual a informação que está a ser recolhida neste site e definir o modo de recolha e utilização de cookies e outras tecnologias similares através das opções abaixo. Rejeitar significa que está a rejeitar todas as cookies que não são estritamente necessárias para o website funcionar tecnicamente. A nossa Política de Cookies descreve a forma como utilizamos estas tecnologias.
Gestão de preferências

Estes cookies permitem o bom funcionamento técnico do site, garantem uma navegação através de ligação segura e permitem memorizar as suas preferências de forma a que não seja necessário voltar a configurá-las cada vez que visita o site. Considerando estas finalidades, a recolha destes cookies é obrigatória.


Estes cookies são utilizados para obter dados agregados de utilização do site para efeitos estatísticos por forma a analisar e melhorar continuamente o nosso serviço. Por exemplo, são utilizados cookies analíticos para saber o volume diário de visitas ao site ou volume de encomendas efetuadas.


Estes cookies permitem que o website apresente funcionalidades mais avançadas ou personalizar a sua experiência de utilização (por exemplo, a língua ou região em que se encontra, tamanho do texto, fontes e outras partes de páginas web que possa personalizar). As informações que estes cookies recolhem são anonimizadas e não permitem seguir a sua atividade de navegação noutros sítios Web.


Estes cookies são de entidades externas (terceiros) e permitem apresentar anúncios da Vodafone que sejam relevantes de acordo com os seus interesses nos respetivos sites. Permitem também limitar a quantidade de vezes que vê um determinado anúncio. Estas entidades poderão usar esta informação também para fins próprios. Para saber de que entidades se tratam consulte a Política de Cookies.


Cookies
We use cookies and other similar technologies to improve your digital experience, personalize content and ads, to provide you with social network functionalities, as well as to analyze browsing data on our website. Additionally, we share information about your use of our site with external advertising partners, social networks, and analysis services.
By "Accepting all cookies" you are consenting to cookies, both our own and those of third parties, in the categories of performance, personalization, and advertising, in accordance with our Cookie Policy .
In the Cookie List you will find details of the cookies used as well as a brief description of the purpose of each one.
Alternatively, click on "Manage cookies" where you can manage your preferences, or reject all non-essential cookies. You can change your choices at any time.
Cookies Management
Vodafone values your privacy. A cookie is a text file that only identifies your computer on our server, not storing personal information such as your name or bank details. With this tool, you can understand what information is being collected on this site and set the way cookies are collected and used through the options below. Rejecting means that you are rejecting all cookies that are not strictly necessary.
Manage Consent Preferences

These cookies allow the proper technical performance of the website, ensure secure browsing, and allow you to record your preferences so that you do not need to set them again each time you visit the site. For these purposes, the collection of these cookies is mandatory.


These cookies are used to obtain the overall site usage data for statistical purposes to analyze and continuously improve our service. For example, analytical cookies are used to measure the daily volume of visits, or the volume of received orders.


These cookies allow the website to display more advanced features or to customize your user experience (for example, the language or region you are in, text size, fonts, and other parts of web pages that you can customize). However, the data that these cookies collect is anonymized and does not allow them to track your browsing activity on other websites.


These cookies are from external parties (third parties) and allow them to show you relevant Vodafone advertisements according to your interests on other websites. They also allow you to control the number of times you see a particular advertisement. These third parties may also use this information for their own purposes. To find out who they are, please see our Cookie Policy.


Skip to content

Vodafone Stories

Digitalizar a tradição

Digitalizar a tradição

Na panificadora Maranata, o Pão da Lagoinha faz-se hoje da mesma forma que se fazia em 1982, quando foi criado. Mas o negócio familiar cresceu, muito graças à capacidade de inovação e digitalização.

Já dizia a canção, imortalizada por Amália Rodrigues, que “numa casa portuguesa fica bem // pão e vinho sobre a mesa”. Rui Mingates, da Maranata – Sociedade de Panificação, não tem dúvidas deste caráter “essencial” que o pão tem para os portugueses. E os números confirmam-no: segundo a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte, em Portugal, o consumo de pão é de cerca de 42 quilos per capita por ano.

A Maranata nasceu da teimosia de Francisco Mingates. O pai de Rui e Paulo cresceu a ver a mãe amassar à moda antiga e, mais tarde, aprendeu a moer farinha com um moleiro de Palmela. Estudou os cereais, experimentou receitas, até criar, em 1982, o Pão da Lagoinha e a panificadora Maranata. “É um pão de base tradicional, feito com massa de fermentação lenta”, explica Rui. O resultado é, para Paulo, “o melhor pão do mundo!”

Várias mãos a amassar a massa do pão em cima de uma mesa coberta de farinha

A Maranata – Sociedade de Panificação, não tem dúvidas do caráter “essencial” que o pão tem para os portugueses. Os mais de 600 clientes de norte a sul do País concordam.

Os quatro filhos Mingates cresceram ali, entre sacos de farinha e fornos a lenha. “A primeira recordação que tenho é de estar encostado a uma bacia, aqui bem perto, a mexer na massa. Quando o meu pai começou a padaria eu tinha quatro anos, por isso o meu jardim era aqui, de brincadeira, e foi assim que eu comecei a minha ligação com o pão”, recorda Rui. Há cinco anos, quando o pai morreu, os irmãos Rui e Paulo assumiram o negócio, juntamente com a mãe, com uma certeza: queriam preservar o legado do pai.

De pequeno negócio em Palmela, com uma rota de distribuição feita por uma carrinha de caixa aberta, na qual os pães seguiam cobertos por uma lona, a Maranata passou a produzir uma média diária de “cinco mil pães, com uma tonelada e setecentos quilos de farinha”. E, além da produção e de uma loja própria, têm mais de 600 clientes de norte a sul do País, incluindo grandes superfícies.

As soluções empresariais da Vodafone Business permitem à Sociedade Maranata ser um exemplo de verdadeiro equilíbrio entre a conservação do tradicional fabrico de Pão da Lagoinha, e a adoção do digital em várias componentes, tais como, a logística e faturação do negócio.

Hoje, apesar de o pão continuar a ser feito tal como o pai Francisco ensinou, o resto do negócio modernizou-se. E foi esta transformação digital que permitiu fazer o negócio continuar a crescer e empregar hoje 17 pessoas. “Na parte de todo o fabrico e da nossa ideia do que é o pão tradicional, nós tentámos manter todas as ideias do meu pai. No que é exterior à parte de fabrico, tentámos inovar”, explica Rui Mingates.

Com a ajuda das soluções empresariais da Vodafone Business, tais como por exemplo One Net, Voz Móvel, Banda Larga Móvel e Team Log, a Sociedade Maranata conseguiu digitalizar-se. A Panificadora familiar é hoje um exemplo de um verdadeiro equilíbrio entre a conservação do tradicional e a adoção do digital. As soluções empresariais permitem “crescer mais e mais depressa, e fazer mais trabalho, com menos esforço”. Mas isto sem nunca comprometer a verdadeira arte de fazer pão. Essa permanece igual há quase 40 anos.

Sabia que...

A transformação digital é uma das alavancas da competitividade e do crescimento das empresas e, consequentemente, da economia portuguesa.

A Vodafone Business é o parceiro de confiança das empresas, desde os Empresários em Nome Individual até às grandes empresas dos segmentos público e privado, passando pelas Pequenas e Médias Empresas, de todos os sectores de atividade.