Telecel com nova tecnologia que permite qualidade de voz comparável à da rede fixa

A Telecel será o primeiro operador móvel a utilizar em Portugal, a partir do próximo mês de Maio, uma nova tecnologia que permite alcançar nas comunicações móveis uma qualidade de voz comparável à da rede fixa. Trata-se do último desenvolvimento tecnológico em matéria de transmissão de voz, designado pela sigla de EFR (de Enhanced Full Rate) e aplicado tanto no sistema GSM 900 como no GSM 1800 (antigamente conhecido como DCS 1800).

O EFR resulta da utilização de um novo algoritmo de codificação, que permite tratar mais eficazmente a mesma quantidade de informação transmitida, melhorando a qualidade e reduzindo ruídos.

A sua introdução na rede da Telecel não origina custos acrescidos para os Clientes. O acesso ao EFR apenas requer telefones móveis preparados para suportar esta tecnologia, alguns dos quais já se encontram no mercado. O seu número evoluirá crescentemente, à medida em que forem sendo disponibilizados pelos fabricantes.

Desde o mês de Janeiro que a Telecel tem vindo a preparar a sua rede no sentido de oferecer este acréscimo de qualidade. Os testes efectuados pela Ericsson, foram concluídos com sucesso, permitindo verificar uma melhoria significativa da qualidade de voz. De acordo com este fabricante “em boas condições de difusão rádio, a qualidade de voz com EFR é comparável ou mesmo melhor que na rede fixa”.