CFocus e Telecel criam CELFOCUS para desenvolver soluções de CRM

A CFocus e a Telecel constituíram a CELFOCUS, uma empresa que tem como objectivo o desenvolvimento e comercialização de soluções de Customer Relationship Management (CRM) aplicadas ao Sector das Telecomunicações, a nível nacional e internacional.

Esta nova empresa, cujo capital é detido, aproximadamente, em 55% pela CFocus, uma empresa Novabase, e em 45% pela Telecel, tem já assegurado um contrato inicial de 750 mil contos (3,74 milhões de euros) de prestação de serviços à Telecel, que poderá incluir outros operadores do grupo Vodafone.

Segundo os analistas da Mentor.IT, baseados em dados da AMR Research, Inc., o mercado mundial de CRM nas Telecomunicações é estimado em 3.170 milhões de euros em 2001 e em 6.745 milhões de euros em 2003. As estimativas para o mercado europeu para os anos de 2001 e 2003 são, respectivamente, de 850 milhões de euros e 1.735 milhões de euros.

CRM é uma filosofia de relação com o Cliente suportada pela tecnologia, que permite às empresas tomar conhecimento e recolher de forma sistemática e integrada as necessidades, padrões de consumo e preferências dos seus Clientes. Independentemente da forma de contacto com o Cliente, as aplicações CRM centralizam toda a informação num só ponto, combinando-a por forma a adequar a oferta da empresa em função das necessidades manifestadas pelos utilizadores, no sentido de melhorar continuamente o serviço prestado.