Skip to content

Press Releases

Telecel apresenta Serviço de Localização Celular para empresas

A Telecel lança hoje o Serviço de Localização Celular, que permite situar geograficamente telefones GSM. Trata-se de uma ferramenta concebida para o segmento empresarial que possibilita obter a localização dos telefones celulares Telecel das empresas aderentes.

As grandes vantagens deste novo serviço são o reduzido custo e a maior flexibilidade em relação ao tradicional sistema de localização GPS (Global Positioning System), permitindo a localização em situações que o satélite não alcançaria, como o interior de edifícios e zonas densamente arborizadas.

As significativas economias desta solução face ao GPS vão possibilitar que um maior número de empresas possa incrementar a eficácia do serviço prestado aos seus clientes. Orientado especificamente para o mercado de transportes de carga e passageiros, empresas de distribuição e de entregas, operadores logísticos e serviços de assistência técnica, o Serviço de Localização Celular funciona através do software carregado num cartão SIM específico.

A localização, em tempo real, é obtida através de uma mensagem escrita, no ecrã do telefone que efectuou o pedido, com a indicação do concelho, freguesia e código postal da antena GSM onde se encontra o telefone celular localizado.

A Telecel disponibiliza em opção uma aplicação complementar ao serviço – compatível com Windows 95, 98, NT ou 2000 – que possibilita a visualização da posição obtida assim como a rota efectuada num mapa digital.

Para activar o serviço, é apenas necessário que a empresa a quem este se destina solicite um cartão SIM que suporte esta tecnologia. Este serviço está disponível nos planos de tarifas da Telecel para o segmento empresarial e cada pedido é taxado ao preço de uma mensagem escrita.

A confidencialidade do serviço está completamente assegurada. Cada utilizador define, através dos menus do seu telefone celular, quem o pode localizar. Pode também desactivar simplesmente o serviço sempre que o pretenda. Finalmente, pode ainda activar um aviso sonoro ou mesmo um pedido de confirmação de localização em relação a cada solicitação efectuada pelas pessoas por si autorizadas.

Este serviço foi desenvolvido internamente pela Telecel tirando partido da elevada capacidade tecnológica da sua rede e da sua experiência no desenvolvimento de soluções baseadas no cartão SIM.

Os serviços de localização merecem hoje uma especial atenção por parte dos operadores celulares e serão uma característica relevante da terceira geração (UMTS). Não são conhecidas actualmente soluções semelhantes à agora apresenta, pelo que, a Telecel, mais uma vez, é pioneira na introdução de um serviço inovador no mercado nacional e internacional.