Telecel demonstra novas tecnologias na Expotelecom

A Telecel apresenta na Feira Expotelecom, a decorrer na FIL de 8 a 12 de Novembro, alguns dos mais inovadores serviços e tecnologias para as comunicações móveis disponibilizados em Portugal. Entre outros, destacam-se o novo Serviço Tempo Grátis, a solução de Correio Multimédia (Unified Messaging), as diferentes utilizações de GPRS, já disponíveis comercialmente, e ainda a inovadora tecnologia HSCSD, que permite aumentar a velocidade de transmissão de dados.

A Telecel tem também em demonstração o Serviço de Localização Celular, recentemente lançado, que representa uma novidade a nível internacional. Paralelamente, a Telecel apresenta a sua oferta para o segmento empresarial: trata-se de soluções integradas de comunicações de voz, dados e Internet, com base em tecnologia de transmissão móvel e fixa.

O novo Serviço Tempo Grátis da Telecel, que é apresentado na Expotelecom em fase piloto, permite efectuar chamadas gratuitas para qualquer rede nacional, com duração máxima de um minuto e meio, desde que os Clientes se disponham ouvir uma mensagem publicitária de trinta segundos. Para aceder a este serviço, os Clientes Telecel apenas têm que ligar para o número 12012, ouvir a mensagem publicitária e digitar o número para o qual desejam efectuar a chamada gratuita. A chamada é automaticamente desligada após um minuto e meio.

O Serviço Correio Multimédia, solução conhecida internacionalmente como Unified Messaging, permitirá aos Clientes Telecel visualizar todo o seu correio de voz, fax e e-mail numa página de Internet, assegurando uma maior facilidade de utilização e simplicidade. Futuramente, este serviço da Telecel permitirá também ouvir no telefone celular o correio electrónico dos Clientes, através de uma tecnologia do tipo text-to-speech, bem como ditar mensagens de texto para correio electrónico e/ou fax, utilizando a tecnologia speech-to-text.

A tecnologia GPRS (General Packet Radio Service), lançada pela Telecel em Setembro, permite a transmissão de dados por pacotes, segundo os protocolos de comunicação IP utilizados no mundo Internet. Deste modo, o Cliente pode estar sempre on-line sem precisar de manter em curso uma chamada telefónica, podendo, por exemplo, ser notificado de imediato sempre que receber mensagens de correio electrónico.

A Telecel apresenta comercialmente na Expotelecom o seu primeiro produto com base nesta tecnologia, o Combi Motorola Timeport 260, por 29.900 escudos (149,14 euros), com 5.000 escudos (24,94 euros) de chamadas incluídos, associado ao plano de tarifas Pack Total 60 30 ou superior, plano Pack Privado 240 ou superior e aos planos Local, Normal ou Mais. Este produto pressupõe o compromisso de permanência na rede Telecel por 24 meses. O serviço WAP sobre GPRS é gratuito até 31 de Dezembro de 2000.

Sendo uma novidade em Portugal, o serviço HSCSD (High Speed Circuit Switched Data) é outra das tecnologias apresentadas no stand da Telecel na feira das Telecomunicações. Os equipamentos já disponíveis no mercado e que dispõem da funcionalidade HSCSD possibilitam a transmissão de dados a velocidades até 28,8 Kbps, três vezes superiores aos actuais 9,6 Kbps.

Recentemente lançado pela Telecel, o Serviço de Localização Celular representa uma inovação a nível internacional, estando também em demonstração na Expotelecom. Trata-se de uma ferramenta concebida para o segmento empresarial que possibilita obter a localização dos telefones celulares Telecel das empresas aderentes. As grandes vantagens deste novo serviço são o reduzido custo e a maior flexibilidade em relação ao tradicional sistema de localização GPS (Global Positioning System), permitindo a localização em situações que o satélite não alcançaria, como o interior de edifícios e zonas densamente arborizadas. As significativas economias desta solução face ao GPS vão possibilitar que um maior número de empresas possa incrementar a eficácia do serviço prestado aos seus clientes. Orientado especificamente para o mercado de transportes de carga e passageiros, empresas de distribuição e de entregas, operadores logísticos e serviços de assistência técnica, o Serviço de Localização Celular funciona através do software carregado num cartão SIM específico.

Nota: Os valores indicados incluem IVA à taxa legal em vigor.