Telecel é pioneira na tecnologia GPRS

A Telecel está já a testar a nova tecnologia de transmissão de dados GPRS (General Packet Radio Service), que irá revolucionar a utilização dos Serviços de Dados e o acesso à Internet através da rede GSM.

Fruto do contrato celebrado com a Ericsson, em Dezembro de 1999, a Telecel foi um dos primeiros operadores europeus a receber os equipamentos de teste desta inovadora tecnologia, o que lhe permitirá colocá-la brevemente à disposição dos seus Clientes. A Empresa já efectuou, com sucesso, a primeira chamada GPRS em Portugal e tem vindo a testar continuamente a tecnologia.

O GPRS é um sistema de transmissão de dados por pacotes, que permite aos utilizadores estar permanentemente on-line e potencia a velocidade das comunicações de dados para valores superiores aos actuais na rede GSM, que situam nos 9.600 bps. A tecnologia GPRS permitirá superar, no futuro, os 100.000 bps de velocidade de transmissão.

A utilização conjunta do GPRS e do WAP (Wireless Application Protocol) permitirá um acesso rápido e em mobilidade a conteúdos disponíveis na Internet, à realização de transacções de comércio electrónico bem como a outros serviços de valor para o Cliente. Em Novembro de 1999, a Telecel foi pioneira no lançamento de serviços WAP em Portugal.

A Telecel pretende, com o lançamento do GPRS, continuar a liderar a revolução de dados móveis e do acesso à informação disponibilizada na Internet a partir do telefone celular. Sendo, em simultâneo, um operador de serviços de telecomunicações móveis e fixas e um fornecedor de serviços Internet, nas vertentes de acesso e conteúdos em Português, a Telecel encontra-se numa posição privilegiada para, mais uma vez, desenvolver novos e determinantes projectos tecnológicos que irão certamente contribuir para acelerar o desenvolvimento da sociedade da informação no nosso país.