Skip to content

Press Releases

Terça-Feira, 26 de Novembro de 2002

Vodafone demonstra serviços UMTS em ambiente real

Vídeo telefonia, streaming de vídeo e navegação Internet em mobilidade a alta velocidade

Lisboa, 26 de Novembro de 2002 – A Vodafone demonstra, durante o congresso anual das comunicações, os futuros serviços suportados na rede UMTS, nomeadamente a vídeo telefonia, o streaming de vídeo e a navegação na Internet a alta velocidade. Refira-se que as demonstrações serão efectuadas em ambiente real, na rede UMTS já instalada da Vodafone. Igualmente, e pela primeira vez em Portugal, será demonstrado streaming de televisão em directo utilizando a rede GPRS.

A vídeo telefonia em UMTS constitui a evolução da voz para a terceira geração, já que permite manter uma conversação telefónica constante de áudio e vídeo em mobilidade. Através da rede UMTS, será também demonstrado o acesso móvel à Internet com velocidades de transmissão muito elevadas (até 384 Kbps). Será ainda possível assistir a streaming de vídeo em UMTS.

A rede GPRS da Vodafone servirá de suporte à primeira demonstração em Portugal de streaming de vídeo, permitindo visualizar, entre outros conteúdos de áudio e vídeo, a transmissão de televisão em directo num telemóvel Nokia 7650 (disponível na oferta Vodafone).

No âmbito do lançamento da Vodafone live!, que teve lugar no passado dia 8 de Novembro, estarão também disponíveis os mais recentes serviços multimédia, como o MMS, jogos Java a cores, toques polifónicos e uma grande diversidade de conteúdos num portal móvel a cores com navegação por ícones.

A Vodafone em Portugal evidencia, mais uma vez, a sua liderança nos novos serviços móveis de conteúdos multimédia (imagem, vídeo e áudio), suportados em tecnologias tanto de segunda como de terceira geração.

A demonstração destes novos serviços está disponível no stand da Vodafone durante o 12º Congresso das Comunicações (APDC), que teve hoje início, no Centro de Congressos de Lisboa (FIL, Junqueira).