Vodafone faz primeira chamada com tecnologia UMTS 900

Lisboa, 19 de Dezembro de 2006 – A Vodafone realizou hoje as primeiras chamadas de voz, videochamada e dados 3G/UMTS na banda de frequências de 900 MHz. Esta é a primeira vez em Portugal, e uma das primeiras a nível mundial, que esta nova tecnologia é demonstrada em ambiente real.

Esta demonstração foi devidamente autorizada pela Anacom e está a ter lugar no município de Penamacor, distrito de Castelo Branco. Neste teste, a Vodafone está a utilizar equipamento de rede da Nortel Networks e terminais da Qualcomm (telefones) e Option (placas de dados).

O UMTS 900 será o próximo grande passo tecnológico nas comunicações móveis. Nesse sentido, os testes actualmente em curso e a validação técnica do UMTS 900 são etapas essenciais para determinar o potencial de implementação desta tecnologia.

A Vodafone acredita que o sistema UMTS 900 trará importantes vantagens para os Clientes já que permite estender mais rapidamente as comunicações móveis de Banda Larga às áreas suburbanas e rurais, melhorando igualmente a cobertura e a qualidade das comunicações móveis para os utilizadores que se encontrem no interior de edifícios.

A Vodafone, logo que tecnicamente e regulatoriamente possível, pretende utilizar a tecnologia UMTS 900 na expansão da sua rede 3G/UMTS. Recorde-se que Portugal, através da Vodafone, tem estado sempre na linha da frente da introdução de novas tecnologias e desenvolvimento de serviços de comunicações móveis, tendo sido pioneira em Portugal no desenvolvimento das redes 2.5G (GPRS), 3G (UMTS) e 3.5G (HSDPA).