Fundação Vodafone e IPS notificam dadores de sangue via SMS

Lisboa, 4 de Dezembro de 2007 – A Fundação Vodafone Portugal e o Instituto Português do Sangue (IPS) estabeleceram um protocolo de cooperação para a promoção, via SMS e a nível nacional, da doação de sangue.

No âmbito deste protocolo, os dadores registados na Base de Dados do Instituto Português do Sangue serão notificados da presença de uma brigada de recolha na proximidade da zona onde residem ou onde habitualmente doam sangue, através de SMS e não da tradicional carta de correio.

Assegura-se, deste modo, uma maior taxa de entrega de notificações e, consequentemente, um maior número de doações.

A receptividade dos dadores a este canal de comunicação, bem como os seus aspectos operacionais, foram testados no Centro Regional de Sangue do Porto. Os resultados obtidos permitem concluir a favor da extensão a nível nacional desta forma de comunicação entre o Instituto Português do Sangue e os dadores registados.

A utilização de SMS poderá potenciar a riqueza da Base de Dados de Dadores do Instituto, pois permitirá, por exemplo, notificar os dadores de um tipo especial de sangue, necessário em determinado local, num espaço de tempo reduzido.

O apoio da Fundação Vodafone Portugal traduz-se no financiamento de todas as comunicações SMS do Instituto Português do Sangue para os seus dadores, bem como da aplicação informática que suporta a ligação da Base de Dados de Dadores a qualquer rede móvel nacional.