Programa ‘Praia Saudável’ da Fundação Vodafone no 3º ano consecutivo

Lisboa, 6 de Agosto de 2007 – Em vigor pelo terceiro ano consecutivo, o programa Praia Saudável da Fundação Vodafone Portugal abrange este ano cerca de 120 zonas balneares do Continente e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.

O programa Praia Saudável resulta de um Protocolo de Cooperação assinado entre a Fundação Vodafone Portugal, a Direcção Geral da Autoridade Marítima, o Instituto da Água, o Instituto de Conservação da Natureza e a Associação Bandeira Azul da Europa, teve início em 2005 e tem como objectivo contribuir para o aumento da segurança nas praias, para defesa e melhoria da qualidade do seu ambiente, assim como das acessibilidades para pessoas com necessidades especiais.

Ao longo destes três anos foram disponibilizados significativos equipamentos auxiliares de salvamento (motas de água, torres de vigia e macas flutuantes, designadamente), instalada uma rede de comunicações simples e acessível ao público, fornecidos telefones móveis e um número telefónico a cada posto de praia.

As Acessibilidades para pessoas com deficiências também foram consideradas, através da disponibilização de cadeiras anfíbias, instalação de passadeiras e colocação de painéis informativos em Braille.

No plano Ambiental, o programa inclui a distribuição de cinzeiros e respectivos dispensadores, bem como a colocação de numerosos cartazes informativos.

Estão igualmente a ser realizadas acções de sensibilização nas vertentes de Ambiente e Segurança em mais de 40 praias do país. Nesse âmbito, são desenvolvidas diversas modalidades de animação, tais como jogos para os mais pequenos, em que serão ilustrados os riscos provocados por atitudes descuidadas e fornecidas informações sobre o melhor modo de lidar com a praia e com o mar, através de processos didácticos simples e divertidos.

O programa Praia Saudável contempla, ainda, o patrocínio da Fundação Vodafone Portugal ao Programa de Vigilância das zonas balneares, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, e representa um investimento global de 2 milhões de euros que envolve a doação de sistemas e equipamentos, onde se incluem:

•14 Motas de água com 14 macas de transporte para acidentados;
•Combustível para as motas doadas;
•250 Postos identificativos de praia;
•250 Telemóveis para os postos de praia;
•Comunicações da rede GSM da Vodafone Portugal entre estes aparelhos durante as épocas balneares;
•135 Painéis informativos de entrada em zona balnear, conjuntamente com 45 painéis em Braille;
•125 Dispensadores de cinzeiros;
•Centenas de milhar de cinzeiros;
•20 Cadeiras anfíbias (tiralós);
•Cerca de 15 mil cartazes informativos;
•Passadeiras de acesso às praias;
•T-shirts e bonés para o Programa de Vigilância.