Skip to content

Press Releases

Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2007

Escola Móvel

Ministério da Educação e Fundação Vodafone ampliam parceria em projecto de ensino para filhos de profissionais itinerantes

Lisboa, 24 de Setembro de 2007 – A Fundação Vodafone Portugal e a Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação assinam hoje uma adenda ao protocolo de cooperação no projecto Escola Móvel.

A Escola Móvel é um sistema de ensino à distância que, este ano, será alargado a diversas situações de impedimento de frequência escolar presencial. Esta parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Vodafone Portugal permite assegurar aos filhos de famílias com actividades itinerantes, designadamente da população circense e feirante, o acesso, continuidade e conclusão do ensino básico, contribuindo, assim, para a materialização do direito de todos os jovens à educação e à igualdade de oportunidades.

Recorrendo às modernas tecnologias de informação e comunicação, trabalhando em rede, através da utilização de uma plataforma on-line de ensino-aprendizagem e das comunicações móveis é, assim, colocada à disposição destes jovens alunos uma útil e inovadora ferramenta de acesso aos programas escolares. Alunos e docentes estarão em permanente contacto, através desta plataforma on-line gerida pelo Ministério da Educação.

Esta parceria permitirá a 70 jovens frequentar o 2º e 3º ciclos do ensino básico (do 5º ao 9º ano de escolaridade), apoiados por cerca de 25 professores. O apoio da Fundação Vodafone Portugal, que se traduz na oferta de placas 3G de Banda Larga e de comunicações durante todo o ano lectivo, ascende a 100.000 euros.

Recorde-se que na fase piloto, no ano lectivo de 2006/2007, foram apoiados cerca de 15 jovens apoiados por 12 professores, com uma taxa de aproveitamento de 83%.