Skip to content

Press Releases

Táxi Seguro na cidade de Lisboa

Lisboa, 21 de Setembro de 2007 – O Ministério da Administração Interna (MAI), a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação Vodafone Portugal assinam hoje o protocolo de extensão do sistema Táxi Seguro aos táxis licenciados pelo Município de Lisboa.

Este sistema, desenvolvido pela Fundação Vodafone Portugal em parceria com o MAI e envolvendo a Polícia de Segurança Pública, destina-se à dissuasão e combate às ameaças à segurança dos condutores de táxi.

Nos termos do protocolo, a Fundação Vodafone Portugal oferece a 200 táxis da cidade de Lisboa o valor do equipamento a instalar nas viaturas, bem como a formação de todos os taxistas aderentes. O MAI e a Câmara Municipal comparticipam o equipamento a instalar nos restantes táxis, cabendo aos proprietários dos veículos o pagamento de 40% (139 euros IVA) desse valor.

O Táxi Seguro é um sistema inovador e eficaz na prevenção e combate à violência a que os taxistas estão potencialmente sujeitos, estando já em funcionamento, desde 2006, em mais de 1000 táxis das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. A Fundação Vodafone Portugal investiu na globalidade do projecto Táxi Seguro cerca de 650.000 euros.

O Táxi Seguro é um sistema aberto que possibilita a integração de todas as viaturas de táxi, qualquer que seja o seu operador móvel, desde que os equipamentos de localização nelas instalados obedeçam às especificações técnicas definidas. A sua tecnologia é corporizada pela utilização do GSM e do GPS, permitindo às forças de segurança determinar, a partir do momento em que o condutor dá o alerta, a localização do veículo em tempo real, quer esteja parado, quer em movimento. A partir de então, além de seguir o seu itinerário, as forças de segurança têm acesso ao som ambiente do interior do veículo. Esta ligação directa entre o condutor e as forças de segurança permite-lhes determinar com maior precisão o grau de perigosidade da situação, possibilitando uma melhor adequação dos meios a utilizar e das acções a desencadear.

A Fundação Vodafone Portugal é uma instituição sem fins lucrativos, constituída para incentivar a investigação e o desenvolvimento da Sociedade da Informação. Entre os seus objectivos, conta-se a utilização criativa das novas tecnologias, nomeadamente as de comunicações móveis, em projectos de interesse público. A criação e desenvolvimento do projecto Táxi Seguro insere-se nesse âmbito.