A Vodafone e as Redes de Nova Geração

Lisboa, 7 de Janeiro de 2009 – O Governo Português e quatro operadores de telecomunicações assinaram hoje um Protocolo sobre o desenvolvimento de Redes de Nova Geração (RNGs). A Vodafone Portugal considera importante para o País a implementação de RNGs de âmbito nacional, capazes de oferecer aos Clientes residenciais e empresariais serviços diversificados de alto débito, a preços competitivos. Neste contexto, a Vodafone Portugal participou em conversações promovidas pelo Governo sobre possíveis alternativas para dotar o País de serviços suportados em RNGs.

A Vodafone Portugal reconhece os méritos desta iniciativa do Governo, tais como a melhoria das condições de acesso às infraestruturas existentes e os estímulos à procura, pública e privada, dos serviços potenciados pelas RNGs. Sem prejuízo desses méritos, e uma vez que o Protocolo hoje assinado não constitui uma base suficientemente detalhada para o investimento, a Vodafone Portugal considera que, no seu caso concreto, ainda não estão reunidas todas as condições para se comprometer com investimentos em RNGs em Portugal que lhe permitam assinar este Protocolo.

A Vodafone Portugal irá acompanhar a evolução do contexto regulatório e competitivo das RNGs e as possibilidades de associação a outros operadores, nomeadamente os signatários deste Protocolo, não excluindo a possibilidade de o vir a subscrever posteriormente. Tal postura resulta da aposta da Vodafone Portugal em ser cada vez mais um prestador de serviços alargados de telecomunicações.