Skip to content

Press Releases

Queima das Fitas de Coimbra é amiga do ambiente com o apoio da Vodafone

Lisboa, 29 de Abril de 2009 – A 110ª Queima das Fitas de Coimbra é a primeira Eco-Queima das Fitas. No âmbito da iniciativa pioneira Eco-Queima, a Queima das Fitas de Coimbra irá plantar 4200 árvores com o apoio da Vodafone e a colaboração da Câmara Municipal de Coimbra.

As 4200 árvores são suficientes para compensar as 1270 toneladas de dióxido de carbono que serão emitidas durante os 8 dias que dura a Queima das Fitas.

A Queima das Fitas de Coimbra movimenta mais de 800 mil pessoas durante uma semana, pelo que este é o maior evento Carbonfree alguma vez realizado em Portugal.

A pegada de carbono da Queima das Fitas, calculada pela consultora em alterações climáticas Ecoprogresso, resulta da produção da electricidade consumida no recinto, dos transportes utilizados pelos estudantes e pelas bandas e do tratamento dos resíduos produzidos no evento.

O apoio da Vodafone, concedido no âmbito do programa de responsabilidade social da empresa de telecomunicações, no montante de €25.000, será canalizado para um projecto de requalificação de uma área verde no perímetro urbano da cidade de Coimbra, no qual se inclui a plantação de 4200 árvores.

As primeiras 110 árvores, dedicadas a cada uma das 110 edições da Queima das Fitas de Coimbra, serão plantadas já no dia 5 de Maio no Parque Verde do Mondego, Margem Esquerda, no espaço envolvente ao Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, numa cerimónia que contará com representantes da Queima das Fitas, da Universidade de Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra e da Vodafone.