Skip to content

Press Releases

Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010

Estreia Mundial

Vodafone realiza a primeira ligação de Banda Larga Móvel com recurso a tecnologia que permite aumento de velocidades de download

Lisboa, 29 de Janeiro de 2010 – A Vodafone Portugal efectuou esta manhã, em Lisboa, a primeira sessão de transmissão de dados, sem fios, com recurso à nova tecnologia HSPA Dual Carrier 43,2 Mbps.

Os testes foram realizados em ambiente controlado na rede da Vodafone Portugal, em parceria com a Ericsson e a Qualcomm Inc., tendo sido utilizada uma placa de dados com o chipset Qualcomm MDM8220.

O HSPA Dual Carrier é o próximo passo do desenvolvimento da tecnologia 3G/HSPA (High Speed Packet Access) que utiliza a agregação de dois canais de rádio adjacentes para aumentar a velocidade de acesso actualmente conseguida com o HSPA . A nova tecnologia HSPA Dual Carrier vai possibilitar o aumento das velocidades actuais de download, melhorando significativamente a experiência dos Clientes no acesso à Internet Móvel.

Recorde-se que a Vodafone foi o primeiro operador português a testar a tecnologia HSPA 21,6 Mbps com 64 QAM e um dos primeiros no mundo a comercializar esta velocidade numa rede móvel; foi também o primeiro operador a testar a tecnologia HSPA MIMO 28,8 Mbps.