Skip to content

Press Releases

Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2010

Cultura e Língua Portuguesas na Internet

Casa Fernando Pessoa e Fundação Vodafone Portugal apresentam a disponibilização online da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa

Lisboa, 21 de Outubro de 2010 – É hoje apresentada, na Casa Fernando Pessoa, a disponibilização online da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa. Trata-se da primeira biblioteca portuguesa integralmente digitalizada. Deste modo, é facultado a todos os leitores, em qualquer parte do globo, o acesso a este importante legado de uma das figuras maiores da Cultura Portuguesa.

Até agora, só uma visita à Casa Fernando Pessoa permitia consultar este acervo, riquíssimo, não só como biblioteca de 1140 volumes mas também como colecção de manuscritos – ensaios e poemas – deixados pelo próprio nas páginas dos livros.

Com esta iniciativa, a totalidade das páginas de cada volume foi digitalizada e disponibilizada para consulta página a página ou após o download de uma obra completa, em http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt.

Para além da possibilidade de consulta de cada obra por autor, por ano ou por ordem alfabética, faculta-se ainda a classificação por categorias temáticas.

Para facilitar a compreensão da biblioteca como um todo, foram destacadas as páginas que incluem manuscritos do próprio Pessoa e foram adicionadas interpretações sobre as suas motivações para a aquisição de determinadas obras.

Este acesso à Biblioteca Particular de Fernando Pessoa é uma realidade graças a uma combinação de esforços da Casa Fernando Pessoa, de uma equipa internacional de investigadores e da Fundação Vodafone Portugal que acompanhou e apoiou a iniciativa, com aproximadamente 77 mil euros.