Skip to content

Press Releases

Abertura da época balnear em Mértola

O programa Verão de Campeão arrancou hoje na praia fluvial da Tapada Grande em Mértola e marca o início simbólico da época balnear. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Vodafone Portugal, em colaboração com a Direcção Geral da Autoridade Marítima e do Instituto da Água, a qual já abrangeu mais de 160 mil crianças e que durante a época balnear irá desenvolver acções de sensibilização, nas vertentes do Ambiente e Segurança, em mais de 40 praias de norte a sul do País.

Na ocasião, o Vice-Almirante Álvaro da Cunha Lopes, Director Geral da Autoridade Marítima, agradeceu a colaboração da Fundação Vodafone Portugal, salientando os bons resultados que esta parceria obteve ao longo de cinco anos, tendo contribuído também para o aumento do nível de segurança nas praias portuguesas.

Orlando Borges, por sua vez, referiu a “boa qualidade das águas das praias fluviais portuguesas, onde existem excelentes condições de acessibilidade”. São, segundo o presidente do Instituto da Água, projectos como o Verão de Campeão que “permitem ter nas praias de Portugal mais e melhores meios para reforçar a segurança dos verneantes”.
Luísa Pestana destacou a importância de arrancar com o programa Verão de Campeão numa praia fluvial.

A presidente da Comissão Executiva da Fundação Vodafone Portugal lembrou também que os “excelentes resultados do programa Praia Saudável não se devem unicamente à melhoria dos meios postos à disposição do Instituto de Socorros a Náufragos mas também à mensagem que é passada às crianças sobre a importância de mais e melhores práticas de segurança nas praias”.

O ínicio do programa Verão de Campeão contou também com a participação de mais de 320 crianças da região de Mértola que puderam participar em diversas modalidades de animação. No local foram instalados vários jogos, onde eram ilustrados os riscos provocados por atitudes descuidadas em zonas balneares e, através de processos didáticos simples e divertidos, foram transmitidas informações sobre o melhor modo de estar nas praias.

O Presidente da Câmara Municipal de Mértola, Jorge Paulo Colaço Rosa, considerou um “momento muito especial ter esta iniciativa na região”.