Empresa portuguesa Hole 19 é finalista do Vodafone Mobile Clicks 2011

Lisboa, 27 de Julho de 2011 – A empresa portuguesa Hole 19 (www.hole19golf.com), criadora do projecto com o mesmo nome, foi seleccionada como um dos 7 finalistas do concurso internacional Vodafone Mobile Clicks 2011 que pretende encontrar e desenvolver o melhor projecto de Internet Móvel criado por uma start-up. A eleição do vencedor terá lugar nos próximos dias 15 e 16 de Setembro no festival de media, entretenimento e tecnologia PICNIC, em Amesterdão, na Holanda.

A Hole 19 apresentou um projecto dirigido a golfistas, treinadores de golf e circuitos de golf que, através de uma App e de uma plataforma Web, regista e analisa o progresso do jogador, sozinho ou em conjunto com o treinador.

A Hole 19 foi eleita como a melhor candidatura entregue em Portugal por um júri constituído por dois representantes da Vodafone Portugal e quatro elementos nacionais e internacionais (Pedro Oliveira – Director da Exame Informática e Stuff Portugal, Mário Valente – Partner da Maverick SGPS e Gestor do fundo de risco Seed Capital, Rudy de Waelle – criador da Mobile 2.0 Europe e Yuri VanGeest – fundador do Mobile Monday e TEDx de Amesterdão) que avaliou factores como originalidade e inovação, viabilidade técnica e financeira, valor para os utilizadores e qualidade da equipa de gestão.

Da lista de melhores candidaturas apresentadas, para além da Hole 19, fizeram parte outras 4 start-ups portuguesas que apresentaram os projectos nPolls (www.npolls.com), Mobizy (www.mobizy.com), Weddar (www.weddar.com) e Wizdee (www.wizdee.com).

Na final internacional, a Hole 19 irá concorrer pelo prémio da melhor start-up de Internet Móvel ao lado dos projectos seleccionados pelos operadores da Vodafone participantes no concurso: Alemanha, Espanha, Holanda, Irlanda, Reino Unido e Turquia. Em disputa estará um valor total de €225.000 destinado a premiar os 3 melhores projectos, cabendo €150.000 ao 1º classificado, €50.000 ao 2º e €25.000 ao 3º.

Associada ao prémio monetário está também a garantia de uma projecção internacional e de um impulso no negócio muito relevantes para este tipo de empresas. Refira-se, a este propósito, o exemplo da start-up portuguesa Cardmobili (www.cardmobili.com), vencedora da final internacional de 2010, que, desde então, tem feito evoluir o seu negócio não só em Portugal, como noutros países.

O concurso Vodafone Mobile Clicks 2011, lançado no início de Maio, teve novamente uma óptima receptividade junto da comunidade tecnológica portuguesa, revelando a importância do papel desempenhado pela Vodafone no estímulo e apoio à inovação e empreendedorismo no nosso País, assim como na promoção da visibilidade internacional deste tipo de projectos, contribuindo para a exportação da melhor tecnologia portuguesa.