Skip to content

Press Releases

Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de2012

Centro de Recursos TI na CERCICA

Fundação Vodafone Portugal apoia inclusão social através das Tecnologias de Informação

A CERCICA (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais) inaugura esta tarde, nas suas instalações, o Centro de Recursos TI para a Inclusão – um pólo de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação, cujo objectivo é combater a infoexclusão das pessoas com deficiências e incapacidades.

Desenvolvido em parceria com a Fundação Vodafone Portugal e com a Câmara Municipal de Cascais, o Centro de Recursos TI para a Inclusão está equipado com a mais moderna tecnologia, adaptada a várias incapacidades, e estará aberto não só aos cerca de 200 alunos da CERCICA mas também a um conjunto alargado de professores, formadores, monitores e a toda a comunidade no sentido de potenciar as excelentes oportunidades que as Tecnologias de Informação proporcionam para aumentar a autonomia pessoal do cidadão com deficiência.

O centro funcionará numa sala de formação com equipamento informático e periféricos adaptados a problemas neuromotores, cognitivos e visuais e com software específico de comunicação facilitador da utilização dos equipamentos por todas as pessoas com deficiências e incapacidades.

A formação, a cargo de técnicos da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), permitirá adquirir aprendizagens básicas de autonomia, formação inicial em TI para pessoas com necessidades educativas especiais na óptica do utilizador e formação contínua em TI de cidadãos activos com deficiência.

Face à informatização da sociedade, este projecto surge como um imperativo na promoção da qualidade de vida e da inclusão social das pessoas com deficiências apoiadas pela CERCICA.

Uma missão que vai ao encontro dos objectivos da Fundação Vodafone Portugal: acelerar o desenvolvimento da Sociedade de Informação e combater a infoexclusão através de iniciativas de formação e de qualificação profissional no sector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e do apoio a projectos especiais de integração social.