Skip to content

Press Releases

Quinta-Feira, 5 de Julho de 2012

António Coimbra é o novo CEO da Vodafone Espanha

António Coimbra, Presidente Executivo da Vodafone Portugal, aceitou o convite para assumir, a partir de 1 de Setembro, o cargo de CEO da Vodafone Espanha. Continuará, no entanto, como membro não-executivo do Conselho de Administração da Vodafone Portugal. Será substituído nas actuais funções na Vodafone Portugal por Mário Vaz, actual Administrador para a Unidade de Negócios de Particulares.

O novo Presidente da Comissão Executiva da Vodafone Espanha é membro da Administração da Vodafone Portugal desde 1995 e CEO desde Setembro de 2009, quando substituiu no cargo o actual Charmain da Empresa, António Carrapatoso.

Nestes quase três anos sob a sua liderança, a Vodafone Portugal alcançou sucessos assinaláveis e, apesar da crise económica e financeira que o País tem vindo a atravessar, atingiu no exercício de 2011/12 todos os objectivos estratégicos e operacionais fixados.

Os resultados financeiros e a performance competitiva da Empresa foram assinaláveis: a Vodafone afirmou-se, ainda mais, como um operador global de telecomunicações, quer no segmento empresarial, quer no segmento de particulares nas zonas de cobertura de fibra; atingiu no último trimestre uma quota de mercado de aproximadamente 40%, alcançando a co-liderança no sector das telecomunicações móveis, e reforçou ainda mais a sua liderança destacada no índice de satisfação dos seus Clientes como revelam estudos de mercado independentes. É por isso, crescente e comprovadamente, a Empresa mais admirada do sector das telecomunicações e uma das mais admiradas de Portugal.

Estes resultados só foram possíveis – salienta António Coimbra, reconhecido – por liderar “uma equipa extremamente competente, empenhada, com notável espírito de orgulho e de pertença relativamente à Empresa”. Isto significa que o novo CEO da Vodafone Espanha deixa atrás de si uma Empresa sólida, líder, bem estruturada e competitiva, que seguramente vai continuar a manter os seus elevados padrões de desempenho e a contribuir decisivamente para o desenvolvimento do sector das telecomunicações, do mercado e do País.

António Coimbra, 51 anos, licenciou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Complementou a sua formação académica e profissional através de seminários e cursos de pós-graduação em diferentes áreas de saber realizados no país e no estrangeiro.

Iniciou a sua carreira profissional na Siemens, em 1987. Ingressou na Telecel, mais tarde Vodafone, em Setembro de 1992, como Director de Vendas Directas. Foi assumindo diferentes funções e cargos dentro da Empresa. Em 1994 tornou-se Director de Marketing e em Maio de 1995 passou a integrar o Conselho de Administração como Vice-Presidente responsável pelas áreas de Marketing e Suporte a Clientes e, depois, das áreas de Marketing, Vendas e Operações. Assumiu o cargo de Presidente Executivo da Vodafone Portugal em Setembro de 2009.

Ao longo da sua carreira no Grupo Vodafone, António Coimbra desempenhou funções da maior relevância, entre outras, as de membro do Marketing Board do Grupo entre 2000 e 2009 e ‘Chief Marketing Officer’ da Vodafone Japão, em 2004. Foi presidente da Apritel (Associação dos Operadores de Telecomunicações) entre 2005 e 2007.

António Coimbra deixa a Vodafone Portugal “com sentido do dever cumprido, confiante, quer quanto à posição e capacidade de desenvolvimento da Empresa, quer relativamente ao difícil mas aliciante desafio que é o da liderança da Vodafone Espanha”. Apesar das dificuldades económicas e financeiras que também se verificam no país vizinho, o novo CEO sabe que terá na Vodafone Espanha uma equipa de excelentes profissionais para vencer as dificuldades e alcançar os objectivos da Empresa.