Skip to content

Press Releases

Segunda-Feira, 28 de Janeiro de 2013

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Fundação Vodafone Portugal desenvolve aplicação para smartphones

Lisboa, 28 de Janeiro de 2013 – Já é possível esclarecer dúvidas do quotidiano sobre a Língua Portuguesa, de uma forma simples e rápida, através de uma app gratuita, financiada e desenvolvida pela Fundação Vodafone Portugal para smartphones com sistemas operativos iOS e Android. Os conteúdos são disponibilizados pelo site www.ciberduvidas.pt – o espaço de referência no bom uso da Língua Portuguesa que há 16 anos clarifica questões relacionadas com a língua oficial portuguesa.

A aplicação Ciberdúvidas permite aos utilizadores, de qualquer rede móvel, esclarecer as suas dúvidas sobre a Língua Portuguesa, através da pesquisa no arquivo de respostas dadas por professores de Português e outros especialistas linguísticos, sendo igualmente possível colocar questões concretas aos consultores do Ciberdúvidas. Outra das funcionalidades integradas é a consulta de destaques relativos aos artigos e às respostas dadas na última semana.

Além de responder gratuitamente a todas as dúvidas de Português segundo o Acordo Ortográfico de 1945 ou o novo (de 1990) – contendo já um repositório de cerca de trinta mil respostas – o Ciberdúvidas integra cerca de três mil artigos de investigação e de reflexão, textos literários e de opinião, comentários, críticas e controvérsias sobre matéria linguística, desde o Ensino à Literatura, passando pelo Dicionário Terminológico ou pelo Acordo Ortográfico.

O Ciberdúvidas é um espaço de defesa e promoção da Língua e Cultura portuguesas, que contribui para a afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa. A Fundação Vodafone Portugal tem ajudado a viabilizar este projecto desde 2005, contribuindo para manter a sua presença na Internet e disponibilizando agora os seus conteúdos numa plataforma inovadora de acesso fácil e imediato.

Em simultâneo com o lançamento desta aplicação móvel da Fundação Vodafone Portugal, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa renovou a sua página na Internet, assinalando o seu 16.º aniversário.