Skip to content

Press Releases

Quarta-Feira, 6 de Março de 2013

Vodafone, Câmara Municipal de Lisboa e iMatch lançam concurso de apps com programa de incubação de start-ups

A Vodafone Portugal, em colaboração com a iMatch e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, anunciou hoje o lançamento de um concurso dirigido à comunidade portuguesa de developers e start-ups. A iniciativa, denominada Lisbon BIG Apps, pretende encontrar e premiar as melhores aplicações de smartphones para a cidade de Lisboa, com o objectivo de melhorar a vida de todos aqueles que nela vivem, trabalham ou fazem turismo.

Esta acção junta uma competição de ideias a um programa de desenvolvimento e aceleração de projectos com vista a transformar essas ideias em protótipos e negócios viáveis. Além dos prémios monetários de 20.000€ para cada um dos três melhores projectos, as equipas vencedoras terão à sua disposição um programa de incubação de seis meses, várias acções de formação e acompanhamento por especialistas em diversas áreas comerciais e técnicas, acesso gratuito a serviços de alojamento de dados em cloud e um plano de marketing para divulgação das apps no mercado, através de canais de comunicação da Vodafone Portugal. As equipas vencedoras terão ainda à sua disposição um conjunto vasto de dados (cerca de 130 datasets) disponibilizados pela CML com informação variada sobre entidades, monumentos e outras infra-estruturas da cidade de Lisboa.

O concurso já está aberto em www.lisbonbigapps.com para a angariação de ideias. Após a primeira fase, que decorre até ao dia 8 de Abril, serão seleccionadas as 15 melhores candidaturas para a fase de desenvolvimento, formação presencial (Open Days) e aperfeiçoamento dos conceitos que serão, no final, avaliados presencialmente por um júri de especialistas numa conferência sobre Big Data a ter lugar no dia 24 de Junho na Sede da Vodafone Portugal. Os três melhores projectos seguirão depois para a fase de incubação nos Tec Labs – Centros de Inovação do ISCTE e da FCUL.

Esta acção resulta de uma aposta da Vodafone Portugal e da CML em fomentar e acelerar a inovação em Portugal através do incentivo ao empreendedorismo. A Vodafone Portugal, em particular, tem procurado estimular a criatividade na área da Internet Móvel com várias acções deste género onde, através do selo ‘Vodafone App Factory’, cria oportunidades para que as start-ups portuguesas se dêem a conhecer e se afirmem quer a nível nacional quer internacional, contribuindo para o crescimento e internacionalização das áreas tecnológicas da economia portuguesa.