Terça-Feira, 18 de Junho de 2013

Vodafone continua a ter os Clientes mais satisfeitos do sector das telecomunicações

A Vodafone tem o maior índice de satisfação dos Clientes no sector das telecomunicações, de acordo com o Relatório ECSI Portugal ontem divulgado. Com efeito, a Vodafone registou um índice de satisfação de 7,88 (escala de 1 a 10), o mais elevado de todo o sector das telecomunicações.

Realizado anualmente, o Índice Nacional de Satisfação do Cliente no sector das telecomunicações abrange os operadores de serviços móveis, fixos, de internet e de televisão por subscrição. Tal como nos últimos anos, a Vodafone surge classificada em primeiro lugar nos dois subsectores em que é avaliada – Serviço Telefónico Móvel e Internet Móvel – em todas variáveis apresentadas neste estudo: a Imagem que os Clientes têm do operador, as suas Expectativas, a Qualidade Apercebida sobre a rede e serviços do operador, o Valor Apercebido face ao preço pago, a Satisfação com o operador, as Reclamações recebidas e o seu tratamento e a Lealdade dos Clientes relativamente ao seu operador.

Neste estudo, a Vodafone viu reforçados os elevados níveis de Satisfação dos Clientes do seu serviço telefónico móvel face ao ano anterior, continuando a ter os Clientes mais satisfeitos com o seu operador e evidenciando um índice de satisfação superior ao de todos os restantes operadores no mercado nacional de telecomunicações.

O estudo ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente resultou da adesão de Portugal ao projecto ECSI (European Customer Satisfaction Index), iniciado em 1999 pela Comissão Europeia e pela EOQ (European Organization for Quality). O projecto tem como objectivo a análise da satisfação dos Clientes utilizando a mesma metodologia nos diversos Estados-Membros, permitindo assim uma análise comparativa entre os diferentes sectores de actividade em cada país.

O ECSI Portugal é realizado pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa em parceria com a Associação Portuguesa para a Qualidade e o Instituto Português da Qualidade.

A divulgação deste estudo contribui, mais uma vez, para o esclarecimento do público em geral sobre os efectivos índices de satisfação dos Clientes de cada operador.