Terça-Feira, 23 de Junho de 2015

VODAFONE PREMEIA TECNOLOGIA QUE TORNA AS CIDADES MAIS INTELIGENTES

BIG Smart Cities by Vodafone Power Lab

Projeto “Lisboa Horizontal” vence prémio de 10 mil Euros

A Vodafone promoveu hoje, dia 23 de junho, a final do concurso BIG Smart Cities, uma iniciativa que fomenta a criação de tecnologias que contribuam para melhorar a vida de quem habita, trabalha e/ou visita a Cidade, tornando-a mais inteligente.

O vencedor desta terceira edição foi Lisboa Horizontal, uma aplicação dirigida aos ciclistas das cidades, que permite o acesso a toda a informação que necessitam para o seu dia-a-dia: todas as rotas cicláveis (desde as mais rápidas, às menos inclinadas, ou mesmo às que só descem) e a localização das lojas especializadas em ciclismo.

Foram 15 os finalistas da edição deste concurso de tecnologias para Smart Cities que apresentaram projetos nas categorias de Smart Energy, Smart Mobility, Smart Living e Smart Tourism, neste evento inserido na conferência sobre Human Smart Cities – Beyond 2020.

Num dia em que o destaque foi para os temas da inovação e do empreendedorismo, este evento contou com a presença de Martin Ratcliffe, Senior Manager da Vodafone na área de Strategy & Innovation. Durante a sua apresentaçãoabordou as oportunidades, desafios e estratégias de inovação e desenvolvimento, ligadas ao tema das Smart Cities e reforçou a visão Machine-to-Machine da Vodafone: “Ligar cada máquina para transformar vidas e negócios”.

No âmbito do concurso, para além do prémio monetário de 10 mil Euros, foram ainda entregues três menções honrosas:

• Projeto Archpaths – Prémio do Público: projeto mais votado pelo público;
  • Projeto CoolFarm – Redes Nova Geração: para o projeto que melhor explorar o potencial das Redes de Nova Geração da Vodafone;
  • Projeto Visualfy – Internet of Things: atribuído ao projeto que melhor enquadrar esta tendência.

O conceito do BIG Smart Cities by Vodafone Power Lab nasceu em 2013, com a denominação de Lisbon BIG Apps. O Vodafone Power Lab é um programa de incentivo à inovação e de apoio ao empreendedorismo, que tem como objetivo fomentar a criação de projetos tecnológicos, através de mentoring, workshops e formações, entre outras condições que possibilitem o desenvolvimento das novas empresas.

Mais informações sobre o concurso estão disponíveis em www.bigsmartcities.com.

Informações sobre os projetos que foram a concurso

1. Smart Energy

Brain-e

Brain-e é uma plataforma digital (WEB e APPs) onde cada utilizador pode controlar os seus gastos de energia.

CoolFarm

CoolFarm posiciona-se no mercado como um produto altamente flexível, de alta qualidade, projetado para a agricultura. Visa proporcionar novos meios de produção, melhorando assim a qualidade do produto que chega até o consumidor final, assim como o desempenho dos negócios das empresas agrícolas.

Hotelytics

Tecnologia que proporciona dados de suporte para os hoteleiros para otimização de conforto, qualidade e custos.

Impact Profiles

Um novo sistema para medir indicadores de performance de consumo de energia individual, para melhorar e incrementar resultados coletivos.

2. Smart Mobility

CrowdPlanners

O Crowdplanner é uma app de GPS que irá registar rotas de ciclistas para utilizar essa informação para planear futuras ciclovias da cidade!

Lisboa Horizontal

Uma aplicação dirigida aos ciclistas das cidades. Com esta app, os utilizadores de bicicleta como meio de transporte poderão ter acesso a toda a informação de que necessitam para o seu dia-a-dia: todas as rotas cicláveis (desde as mais rápidas, às menos inclinadas, ou mesmo às que só descem) e a localização das lojas especializadas em ciclismo.

3. Smart Living

My Easy Renting

MyEasyRenting.com é uma plataforma que liga as pessoas que querem alugar os seus pertences para obter renda extra com as pessoas que precisam de itens emprestados.

Boldplaces

Boldplaces pretente criar uma comunidade de mercado de negócios online confiável que ligue proprietários de espaços comerciais para arrendar com investidores e pessoas com boas ideias que necessitam de um espaço para o seu negócio.

Visualfy

Soluções tecnológicas que recolhem informação áudio do ambiente circundante e dos aparelhos móveis para os adaptar a sinais sensoriais e visuais. Inclui também mensagens de vídeo em linguagem gestual.

CitizenO

Plataforma online / aplicação que permite aos cidadãos e aos serviços municipais reportarem incidentes ao Município, dando origem a uma melhor organização entre este e a comunidade para os resolver.

Agendo

Aplicação que permite a reserva a qualquer hora no sector de bem-estar. As empresas recebem marcações e pagamentos 24/7 enquanto os usuários os visitam online, a qualquer hora e em qualquer lugar.

4. Smart Tourism

archPaths

Um produto centrado no potencial turístico-cultural da arquitetura. A ideia é reunir, selecionar e produzir conteúdo de arquitetura altamente valioso, apresentando-o sob numa app móvel dedicada a um público disposto a descobrir e aprender sobre manifestações arquitetónicas locais.

Cool World

Uma app com o que melhor existe em Lisboa, com indicação de quando são horas de ir e quando são horas de ficar.

Happiness GPS

Tecnologia para melhorar a experiência de quem visita as cidades e aumentar a sua felicidade.

Rewind Cities

Desenvolvimento de aplicação para smartphones e tablets que, com o uso de tecnologia de realidade aumentada, oferecerá experiências inesquecíveis de 2D e 3D, transportando o usuário para o passado das cidades e seus lugares, para testemunhar acontecimentos passados ou mesmo conhecer figuras históricas. A Rewind Cities não é apenas uma aplicação de turismo, mas sim um bilhete para um divertimento e uma viagem mágica ao passado de uma cidade.

Menção Honrosa. Projeto Archpaths – Prémio do Público: projeto mais votado pelo público

Menção Honrosa. Projeto Visualfy – Internet of Things: atribuído ao projeto que melhor enquadrar esta tendência.

Meção Honrosa. Projeto CoolFarm – Redes Nova Geração: para o projeto que melhor explorar o potencial das Redes de Nova Geração da Vodafone