Quinta-Feira, 5 de Maio de 2016

Minor Victories e Capitão Fausto no Vodafone Paredes de Coura

Minor Victories, o supergrupo de Stuart Braithwaite (Mogwai), Rachel Goswell (Slowdive), Justin Lockey (Editors) e James Lockey (Hand Held Cine Club) e os portugueses Capitão Fausto são as mais recentes confirmações para a 24ª edição do Vodafone Paredes de Coura.

Minor Victories, a superbanda que se tornou pública em 2015, junta Justin Lockey, dos Editors, Rachel Goswell, dos Slowdive, Stuart Braithwaite, dos Mogwai, e James, o irmão de Lockey, numa colaboração expansiva que reúne o melhor de cada um dos seus projetos.

Justin Lockey, atual guitarrista dos Editors, chegou de uma tour com vontade de criar algo novo e diferente daquilo a que estava habituado. A sua visão para um EP de noise extremo, que contasse com uma voz delicada e feminina, levou-o a Rachel Goswell, a vocalista dos Slowdive que, sem nunca o conhecer, começou a colaborar, à distância, em faixas para o projeto. Quando a ideia de que outro guitarrista seria bom em algumas faixas, Rachel mencionou Stuart Braithwaite, dos Mogwai, com quem Lockey acabou por gravar, em Glasgow. Com as gravações a progredir, as colaborações estenderam-se também a Mark Kozelek e James Graham.

O single de estreia, “A Hundred Ropes”, chegou no início de 2016. O álbum de estreia homónimo tem lançamento marcado para 3 de junho e, em agosto, faz-se ouvir no Vodafone Paredes de Coura.

Também à Praia Fluvial do Taboão chegam os Capitão Fausto com o seu rock psicadélico. Formado por Tomás Wallenstein (voz e guitarra), Domingos Coimbra (baixo), Manuel Palha (guitarra), Francisco Ferreira (teclados) e Salvador Seabra (bateria), o quinteto apareceu como lufada de ar fresco no panorama musical português e não parou desde então.

“Gazela”, o primeiro álbum, foi lançado em novembro de 2011 e o segundo trabalho, “Pesar o Sol”, em 2014. Dos laivos psicadélicos a instrumentos de sopro, metais e cordas, é o próprio Wallenstein que assume um novo ciclo. O terceiro álbum, “Capitão Fausto Têm os Dias Contados”, chegou este ano para se assumir quase indiscutivelmente como o melhor trabalho da banda.

De 17 a 20 de agosto, Minor Victories e Capitão Fausto juntam-se a LCD Soundsystem, Chvrches, The Tallest Man On Earth, Unknown Mortal Orchestra, Sleaford Mods, Sharon Jones & The Dap-Kings, The Bohicas, Portugal.The Man, Ryley Walker, Cage The Elephant, Thee Oh Sees, Suuns, Kevin Morby, Cigarettes After Sex, Lust For Youth, Orelha Negra, King Gizzard & The Lizard Wizard, Joana Serrat e Filho da Mãe & Ricardo Martins.

Os passes gerais para a 24ª edição do Vodafone Paredes de Coura podem ser adquiridos no site oficial do festival e ainda em BOL.pt, Ticketscript, Seetickets e locais habituais (FNAC, CTT, El Corte Inglés, Worten,…) pelo preço de 90,00€.