Press Releases
Parqly é o vencedor da 4.ª edição do Big Smart Cities
Pensada para resolver os problemas de estacionamento dos grandes centros urbanos, esta App vai fornecer informação sobre o parque de estacionamento mais adequado para os condutores em termos de proximidade, taxa de ocupação ou preço. Além disso, a Parqly vai permitir ainda reservar com antecedência o lugar de estacionamento pretendido, bem como fazer o pagamento do parque através do smartphone.
A par do vencedor, foram ainda atribuídas mais três menções honrosas.
- Vodafone New Generation Networks – Take my Dronie, que junta as já conhecidas selfies à tecnologia aplicada aos drones, permitindo tirar fotografias e fazer filmes a partir do ar. Introduz no mercado um novo conceito: “Dronie”;
- Ericsson Internet of Things – Movtz, tecnologia que transforma qualquer ficha elétrica em ponto de recarga de veículos elétricos;
- Prémio do Público – Ledviser, dispositivo wearable que permite aos ciclistas indicar com antecedência a sua intenção de virar e travar, contribuindo para a redução de acidentes envolvendo ciclistas.
Criada em 2013 para captar ideias tecnológicas que visam melhorar o dia a dia de quem vive, trabalha ou visita uma cidade, a 4.ª edição do Big Smart Cities foi, até à data, a que registrou o maior número de candidaturas de sempre, com a participação de mais de 230 equipas. Os 20 finalistas que ontem lutaram pelo reconhecimento do júri foram apurados por inscrições online, mas também em vários eventos realizados durante o mês de abril no Porto, Évora, Coimbra e Lisboa.
Seguiu-se um período de dois meses de pré-aceleração das ideias finalistas, com cada equipa a aprofundar a sua visão para as cidades do futuro, contribuindo para que se tornem mais inteligentes, mais sustentáveis, mais promotoras de qualidade de vida para os seus habitantes, trabalhadores e visitantes.
Com a vitória na Final de ontem, no Teatro Thalia, a Parqly vai agora ficar incubada no Vodafone Power Lab, ‘laboratório’ de inovação da Vodafone Portugal que apoia projetos empreendedores. A par disso, vai viajar até Estocolmo para conhecer a sede da Ericsson e os seus polos de inovação, bem como beneficiar do prémio de 10 mil euros para começar a tornar real a sua solução para o problema de estacionamento nas grandes cidades.