Sábado, 27 de Maio de 2017

Nova plataforma digital promove o estudo de disciplinas basilares

Desenvolvida para alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos.

A Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, a Associação de Professores de Matemática e a Fundação Vodafone acabam de lançar uma nova plataforma que serve de complemento de estudo para as disciplinas de português e matemática, dirigida, numa primeira fase, a alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos.

O CiberEstudo, assim se designa a nova plataforma, promove o desenvolvimento da aprendizagem de conteúdos e desempenhos das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, com conteúdos alinhados com o programa aprovado pelo Ministério da Educação. Presentemente, a plataforma dispõe, no total, de mais de 2.600 exercícios com dicas e explicações sobre resultados obtidos, bem como 72 exames e testes. Para além da área de estudo, composta de blocos de exercícios interativos, da área de avaliação, onde se disponibilizam os testes e exames de correção automática e humana, a plataforma disponibiliza também uma área de jogo com vista à consolidação de conhecimentos de uma forma divertida.

Esta ferramenta, que contempla a organização formal das metas curriculares, distingue-se pela abundância de atividades lançadas ao aluno, pela possibilidade de o aluno ver as suas respostas classificadas por professores-corretores e pela interação com os encarregados de educação (através de relatórios sobre o desempenho dos seus educandos).

Caminhamos para um futuro cada vez mais tecnológico e interativo e, como tal, as novas tecnologias devem ser desenvolvidas para serem um importante aliado na construção do conhecimento e até mesmo nas práticas educativas”, sublinha Mário Vaz, Presidente da Fundação Vodafone Portugal. E acrescenta: “Os jovens são, por natureza, abertos a novas experiências dinâmicas e enriquecedoras, pelo que esta ferramenta será seguramente um poderoso aliado no seu processo formativo”.

Para José Manuel Matias, da Associação Ciberdúvidas, “o atual modelo pedagógico de ensino pode ser alavancado se colocarmos as novas tecnologias ao serviço dos métodos de estudo. Esta plataforma tem mais de 2.600 exercícios interativos, com testes e exames que poderão ser corrigidos por professores no prazo de 24 horas, e através da qual os encarregados de educação vão conseguir analisar o desenvolvimento dos seus educandos (é uma ferramenta opcional)”.

O CiberEstudo está disponível pelo valor de 9€ anuais, permitindo o acesso a mais de 2.600 exercícios, dicas com explicações para apoio à resolução dos exercícios, e ainda à área de jogo.

Mais informações em:

Vídeo de apresentação