Lisboa, 13 de agosto de 2019

App Praia em Directo torna a praia cada vez mais Smart

A Fundação Vodafone lança novas funcionalidades na já conhecida aplicação ‘Praia em Directo’, que dispõe de dados, em tempo real, sobre 186 zonas balneares de Portugal continental e ilhas. Este ano, a app apresenta um conjunto de inovações que permitirá melhorar a qualidade e acessibilidade das zonas balneares, transformando-as em praias inteligentes (SmartBeach).

As cinco inovações tecnológicas agora disponíveis na App Praia em Directo foram implementadas como piloto na praia de Carcavelos, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, estando perfeitamente alinhadas com a estratégia de recolha, tratamento e utilização de dados adotada por este município para melhorar o conforto e qualidade de vida dos munícipes e visitantes. Contribuíram ainda a Praia Viva e a Associação Brave Heart.

As mais recentes funcionalidades da App, que podem ser alargadas a outras zonas balneares já no próximo ano, são:

• Serviço SmartAlert. Os utilizadores que requisitem este serviço irão receber um alerta por vibração através de uma pulseira sempre que o nadador-salvador emitir uma advertência para os veraneantes saírem de imediato da água. Este serviço facilitará a comunicação entre o nadador-salvador e pessoas com dificuldades auditivas
  • Reserva de toldos. O utilizador poderá fazer a reserva online de um toldo do concessionário Grande Onda.
  • A funcionalidade Bandeira de segurança hasteada permite visualizar, em tempo real, qual a bandeira de segurança que se encontra hasteada no posto de praia abrangido pelo serviço.

Os dados fornecidos pela aplicação são medidos através de estações de monitorização instaladas ao longo da costa portuguesa e em praias fluviais, nas zonas balneares abrangidas. O Instituto Hidrográfico fornece ainda informações relativas às marés, enquanto que a Agência Portuguesa do Ambiente faculta dados sobre a qualidade da água balnear.

Para além das novidades, a app contém ainda informações como a temperatura da água, a temperatura e humidade do ar, o índice de raios UV, a velocidade e direção do vento, a pressão atmosférica.

A app Praia em Directo está disponível em português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano, para os sistemas operativos iOS, com versão 11 ou superiores, e Android, com versão 7 ou superiores.

QR Code para instalação da app ‘Praia em Directo’: