Lisboa, 18 de Fevereiro de 2021

Vodafone e IBM estabelecem aliança para lançar oferta de cloud privada virtual em Portugal

Permite acelerar a transformação digital para Clientes empresariais da Vodafone Portugal

A Vodafone e a IBM anunciaram uma aliança para o lançamento da Vodafone Virtual Private Cloud, uma nova oferta de cloud privada para clientes empresariais da Vodafone Portugal. A Vodafone Virtual Private Cloud proporcionará aos clientes a escalabilidade, eficiência e segurança de que necessitam para acelerar a sua transformação digital.

As empresas portuguesas estão a acelerar a sua transformação digital e a aumentar a utilização de serviços e tecnologias baseados na cloud para melhorar a sua resiliência, sustentabilidade e competitividade.

A IBM disponibilizará a infraestrutura privada dedicada à Vodafone Portugal, que será alojada no datacenter da IBM em Portugal. Com a Vodafone Virtual Private Cloud, os clientes poderão aceder a um portal de self-service criado e gerido pela IBM, onde poderão executar e gerir os seus workloads de TI, ao mesmo tempo que beneficiam da elevada escalabilidade e adaptabilidade da solução às futuras necessidades do cliente, com um custo competitivo.

Adicionalmente, os clientes terão a opção de utilizar um conjunto de capacidades de automação e monitorização, bem como de IBM Managed Services, para os ajudar a gerir, otimizar e atualizar as suas infraestruturas virtuais e gerir o seu negócio de forma mais eficiente. A Vodafone oferecerá também aos seus clientes acesso às suas soluções de cibersegurança, permitindo-lhes gerir os seus sistemas de forma mais integrada e segura num ambiente virtual. Com esta oferta, os clientes da Vodafone podem ter um único parceiro para serviços de telecomunicações, de cloud,  cibersegurança e serviços geridos.

Esta oferta é particularmente relevante para as pequenas e médias empresas (PMEs) em Portugal que procuram transformar digitalmente as suas operações, mas precisam de uma forma flexível e financeiramente competitiva, de gerir e otimizar os seus workloads num ambiente de cloud seguro. De acordo com um estudo de 2019  preparado para a COTEC Portugal e para o European Investment Advisory Hub, quase 40% das PME portuguesas ainda não iniciaram a sua jornada de transformação digital.

Esta nova oferta combina a excelência e a segurança da rede da Vodafone Portugal com a sólida experiência da IBM em soluções de cloud empresarial para ajudar os clientes da Vodafone a criar mais valor.

“As empresas, independentemente da sua dimensão e do seu setor de atividade, estão a enfrentar enormes desafios para antecipar e/ou responder a um novo paradigma laboral e operacional. Se a utilização de tecnologias e serviços baseados na Cloud já era um fator de diferenciação para muitas organizações, graças à agilidade, segurança, inovação, escalabilidade e redução de custos obtidas, tornou-se agora mais premente na conjuntura pandémica e com a obrigatoriedade do trabalho remoto. Através desta parceria com a IBM, a Vodafone Portugal reforça o seu compromisso em contribuir ativamente para o processo de transformação digital em curso nas empresas a operar no mercado nacional”, afirma Henrique Sacadura Fonseca, administrador do segmento empresarial da Vodafone Portugal.

"A nossa colaboração em constante crescimento com a Vodafone – especificamente com a Vodafone Portugal – é mais um exemplo do nosso objetivo partilhado de satisfazer as necessidades dos clientes, onde quer que estes estejam nas suas jornadas para uma cloud híbrida. Hoje, estamos a disponibilizar uma oferta de private cloud empresarial que pode oferecer a segurança, eficiência e escala que os clientes portugueses precisam para conseguirem criar mais valor", afirmou José Eduardo Fonseca, Global Technology Services Leader, IBM Portugal. "Este é mais um passo importante no âmbito do nosso compromisso ativo na disponibilização de ofertas inovadoras de cloud ao mercado português", reforçou.

O anúncio de hoje baseia-se no acordo global estratégico da IBM e da Vodafone.  Neste âmbito , os clientes empresariais da Vodafone têm acesso a todo o portefólio de ofertas de cloud da IBM, suportado  pela sólida experiência da IBM na indústria e em tecnologias  open-source. Como parte deste acordo global, a IBM está a disponibilizar serviços geridos à unidade de cloud e de hosting da Vodafone.