Lisboa, 29 de abril de 2021

Fundação Vodafone Portugal lança programa DigitALL

• A Fundação Vodafone Portugal, a Câmara Municipal de Odivelas e o Agrupamento Escolar Moinhos da Arroja lançam a 1.ª edição do programa DigitALL
  • Programa promove uma aprendizagem colaborativa, experiencial e interativa, baseada na exploração e execução de projetos
  • 1.ª edição DigitALL abrange cerca de 400 crianças dos 1.º e 2 º ciclo em contexto escolar

O programa DigitALL destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos e tem como missão promover e contribuir para o desenvolvimento das competências consideradas fundamentais para o “século XXI”, que as capacitarão a enfrentar os desafios complexos que atualmente vivemos e que continuaremos a enfrentar de futuro.

A Fundação Vodafone Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Odivelas e o Agrupamento Escolar Moinhos da Arroja, acabam de lançar a 1.ª edição do programa DigitALL, que tem a ambição de se tornar uma referência no contexto das competências fundamentais para o “século XXI” e no quadro das competências digitais da União Europeia. O DigitALL assenta em quatro princípios: aprendizagem experiencial e colaborativa; desenvolvimento simultâneo de competências técnicas, sociais e comportamentais; modelo de aprendizagem híbrido; e utilização da tecnologia como um meio de desenvolvimento.

“A Câmara Municipal de Odivelas, enquanto parceiro neste projeto, tem-se assumido como interlocutor privilegiado entre a Fundação Vodafone Portugal e o Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja. A aposta nesta parceria constitui uma excelente oportunidade para os nossos alunos desenvolverem competências digitais, imprescindíveis na construção do seu percurso académico. A criação de uma sala do futuro na EB 2,3, Moinhos da Arroja é um exemplo do compromisso estratégico com a Educação, levado a cabo no Município de Odivelas”, afirma Hugo Martins, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas.

Em estreita colaboração e com o apoio da comunidade Educativa, o DigitALL, que promove uma aprendizagem assente na exploração e execução de projetos e atividades, pretende ser um complemento à oferta escolar dos alunos dos 1.º e 2.º ciclos, através da disponibilização de recursos pedagógicos inovadores e dinâmicos. Cada aula semanal tem a duração de 90 minutos, em horário escolar.

O programa DigitALL está a decorrer no atual ano letivo escolar, 20/21, como fase piloto, no Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja, localizado no Município de Odivelas, abrangendo um total de 400 alunos.

“Este programa tem-se constituído como uma oportunidade e uma mais-valia no desenvolvimento das hard e soft skills dos discentes, contribuindo para uma operacionalização transdisciplinar do currículo. No nosso caso, estão envolvidas as duas escolas do 1º ciclo do agrupamento, a EB1/JI Porto Pinheiro e a EB1/JI Manuel Coco, e a escola sede, a EB2,3 Moinhos da Arroja, permitindo dar continuidade ao projeto na transição de ciclo. Salienta-se ainda o facto de esta parceria ir ao encontro das ações estratégicas do Plano de Transição Digital, atualmente em fase de implementação em todos os estabelecimentos de ensino do país”, afirma Paulo Bernardo, Diretor do Agrupamento Escolar Moinho da Arroja.

Ao reforçar a necessidade da autoaprendizagem, o DigitALL disponibiliza atividades que as crianças dos 6 aos 12 anos podem realizar de forma autónoma em casa, com a sua família, recorrendo a novas tecnologias de forma criativa.

“O DigitALL pretende contribuir para a construção de uma Sociedade cada vez mais digital, mais inclusiva, onde ninguém é deixado para trás, utilizando a tecnologia como um meio para o desenvolvimento das competências consideradas cruciais para o século XXI”, afirma Luísa Pestana, Presidente da Comissão Executiva da Fundação Vodafone.

Este programa da Fundação Vodafone Portugal, contribui para a concretização do compromisso da Vodafone Group Foundation de chegar a 16 milhões de alunos através do seu programa de digital skills, até 2025, em 13 países europeus e na Turquia.

Em Portugal, o DigitALL contribuirá para a construção de uma sociedade digital mais inclusiva, onde a Educação é um pilar fundamental para a melhoria da vida das pessoas. Poderá aceder à plataforma DigitALL, clicando aqui.