Lisboa, 18 de maio de 2021

Vodafone Business lança Museu Digital com Museu da Lourinhã

• Vodafone Business avança com projeto inovador de Museus Digitais no Município da Lourinhã
  • A oferta está disponível, a partir de hoje, para museus de qualquer dimensão e garante uma aprendizagem colaborativa, experiencial e interativa

No Dia Internacional dos Museus, que se assinala hoje, a Vodafone Portugal e o Museu da Lourinhã anunciam o primeiro Museu Digital Vodafone, contribuindo assim para a criação de uma plataforma tecnológica viva e inovadora, onde o património cultural e as histórias nas áreas de Etnografia, Arqueologia e Paleontologia são agora recriadas e enriquecidas com novas componentes digitais.

Numa conjuntura atípica que suscitou medidas extraordinárias, acabando por funcionar como catalisador no processo de aceleração da transição digital, a tecnologia assume-se cada vez mais como uma peça fundamental para trilhar um caminho de progresso robusto e sustentável, nomeadamente na criação de novas formas de experiências culturais e de comunicação.

Neste âmbito, o Museu Digital da Lourinhã dispõe, a partir de hoje, de um conjunto de soluções de Realidade Virtual, permitindo aos visitantes viverem experiências únicas e totalmente imersivas, em tempo real, como a visualização de dinossauros em 3D; mas também de novas soluções como Quiosques Digitais, potenciando a descoberta e a aquisição de novos conhecimentos; e ainda uma aplicação móvel, que garante o acesso facilitado, em qualquer lugar, a diversas informações sobre o museu.

Com esta iniciativa, a Vodafone volta a assumir-se como pioneira na disponibilização de serviços inovadores, reiterando este compromisso ao potenciar o Museu da Lourinhã com um conjunto de soluções de conectividade que garante experiências emergentes, significativas e mais cómodas a todos os visitantes do museu.

A pandemia acelerou a introdução de novas tecnologias nas mais diversas áreas da nossa Sociedade, e a Cultura é uma delas. Atualmente, o patrimônio cultural está a sofrer um verdadeiro processo de renovação graças ao impacto positivo que a tecnologia traz como meio de comunicação e de criação. Este projeto da Vodafone Business reforça a posição vanguardista do Município de Lourinhã na adoção de novas tecnologias que tornam o Museu da Lourinhã o primeiro Museu Digital Vodafone, e pretende ser alargado a outras áreas geográficas. A forte aposta da Vodafone na inovação tecnológico do País é um sinal da nossa capacidade de liderança tecnológica e da qualidade dos nossos recursos e infraestruturas, materializando assim o nosso Propósito – Ligarmo-nos por um Futuro melhor com a profunda convicção de que Todos Juntos, trabalhamos para abrir caminho para uma sociedade mais justa e inclusiva.”, afirma Henrique Sacadura Fonseca, administrador do segmento empresarial da Vodafone Portugal.

Este projeto pioneiro no Museu da Lourinhã foi desenvolvido pela Vodafone em parceria com a Cycloid e enquadra-se na estratégia do Conselho Internacional de Museus (ICOM), cujo tema deste ano se designa por “The Future of Museums: Recover and Reimagine”, apelando desta forma para a criação de novas práticas de valor, sustentadas por modelos de gestão e soluções inovadoras.