Skip to content

Press Releases

Lisboa, 05 de abril de 2022

Vodafone Power Lab desafia startups a competirem num ringue

  • Fase de candidaturas para a competição “Get in the Ring” já está aberta e decorre até 29 de abril
  • Vencedores podem receber prémio até 20 mil euros
  • Concurso oferece ainda sessões de formação online e sessões de trabalho com entidades parceiras aos participantes
  • Competição é uma iniciativa conjunta da Building Global Innovators (BGI), do EIT Urban Mobility e da Câmara Municipal de Lisboa, através da plataforma Made of Lisboa

Estão abertas as candidaturas para a competição “Get in the Ring”, promovida pelo Vodafone Power Lab, que procura pôr à prova as startups tecnológicas para encontrar os campeões da inovação. Esta é uma iniciativa que leva os projetos selecionados a entrar num verdadeiro ringue de boxe para dar a conhecer as suas soluções, competindo entre si e disputando o título de vencedor. A organização deste evento - que pretende estimular o empreendedorismo em Portugal - fica a cargo da Building Global Innovators (BGI) e conta com a parceria do EIT Urban Mobility e da Câmara Municipal de Lisboa, através da plataforma Made of Lisboa.

Para além do título, os vencedores recebem um prémio de até 20 mil euros, bem como acesso direto ao concurso mundial “Get in the Ring - Global Meetup” e ao Vodafone Power Lab, o programa de aceleração da Vodafone Portugal que apoia a inovação e o empreendedorismo, colocando à disposição das startups as ferramentas necessárias – incluindo o acesso a um vasto ecossistema de mentores e investidores – para o desenvolvimento dos seus projetos. Os semifinalistas também recebem acesso direto ao Vodafone Power Lab.

O “Get in the Ring” pretende ainda enriquecer a prestação de todos os projetos que vão mostrar o que valem no ringue, no evento final. Nesse sentido, a organização contempla a realização de formações online e de reuniões com entidades parceiras para a preparação e a partilha de conhecimento.

Os empreendedores podem candidatar-se até ao dia 29 de abril, individualmente ou em grupo, com soluções disruptivas que respondam a desafios assentes nas seguintes categorias:

  • XR Solutions – Soluções que tirem partido das tecnologias de realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista aplicadas aos mais diversos sectores.         
  • Automation & Gamification - Soluções que tirem partido da inteligência artificial e das tecnologias de aprendizagem de máquinas, bem como soluções que utilizem mecânicas de jogo promovendo e potenciando a sua utilização.
  • Smart Mobility - Soluções que melhorem a eficiência da mobilidade urbana e que possam ser aplicadas tanto a grandes cidades como a áreas urbanas mais pequenas.
  • Big Data - Soluções que desenvolvam métodos inovadores para a recolha e tratamento eficiente e seguro de um grande volume de dados, criando ferramentas úteis para o desenvolvimento de diferentes tipos de negócios.

As candidaturas devem ser apresentadas em inglês, uma vez que o concurso tem um âmbito internacional. O júri, composto pelas entidades organizadoras e convidados especiais, analisará todas as soluções candidatas e, com base nos critérios referidos no regulamento, escolherá 16 soluções para levar ao evento final, que será no dia 31 de maio, em Lisboa.

No evento final, os participantes terão de competir entre si pelo título de vencedor. Cada um terá a oportunidade de apresentar as soluções através de um pitch no ringue e de ser avaliado por um júri. Tal como no formato típico desta competição, o evento terá três rondas, de um minuto cada uma.

Os interessados podem inscrever-se e consultar todas as condições para entrada no ringue deste concurso em http://www.getinthering.co/event/vodafone-power-lab.

----------

Sobre o Get in the Ring         
O Get in the Ring é uma competição mundial de startups, presente em 200 cidades, que nasceu para resolver um dos maiores desafios das pequenas empresas: a taxa de insucesso. Em todos os cantos do mundo surgem startups incríveis que, pouco tempo depois de se materializarem, desaparecem sem demonstrar o seu potencial. Ao conectar estas startups com os desafios de parceiros globais, o Get in the Ring dá às empresas a chance de provarem o seu valor e de obterem exposição global perante investidores, clientes e potenciais parceiros.

Sobre o Vodafone Power Lab                
O Vodafone Power Lab é um programa de aceleração português criado pela Vodafone Portugal em 2009 para apoiar a inovação e o empreendedorismo e promover a criação de projetos tecnológicos e digitais em Portugal. O programa proporciona incubação, mentoria, workshops, formações, acesso a investidores e apoio Go-to-Market.

Sobre a Building Global Innovators (BGI)            
A BGI é uma aceleradora portuguesa de startups deep-tech nascida de uma parceria público-privada entre o MIT Portugal e o ISCTE para fomentar a transferência de conhecimento da investigação e das universidades para o mercado. Atualmente, a empresa organiza programas distribuídos em três principais áreas: educação, aceleração e inovação.

Sobre o EIT Urban Mobility  
O EIT Urban Mobility é uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) que desde janeiro de 2019 tem vindo a incentivar mudanças positivas na forma como as pessoas se deslocam nas cidades. O EIT Urban Mobility pretende ser a maior iniciativa europeia para a transformação da mobilidade urbana, sendo que o cofinanciamento de até 400 milhões de euros (2020-2026) do EIT, órgão da União Europeia, ajudará a atingir esse objetivo.

Sobre a Made of Lisboa        
A plataforma Made of Lisboa é um projeto estratégico da Câmara Municipal de Lisboa na área do Empreendedorismo e Inovação, criada para federar e ligar em rede as incubadoras e aceleradoras de empresas, os Fab Labs, os Espaços de Coworking, os Business Angels e os Capitais de Risco existentes em Lisboa.