Declaração de
Acessibilidade Digital
Estamos comprometidos com a acessibilidade, diversidade e inclusão. Esforçamo-nos por garantir que as nossas soluções e serviços sejam acessíveis a todos, independentemente das suas capacidades. Como parte deste compromisso, seguimos as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) do W3C e a legislação aplicável.
Para cumprir os requisitos de acessibilidade, nós:
- Testámos a plataforma de forma independente segundo os critérios WCAG 2.2 nos níveis A e AA;
- Suportamos tecnologias assistivas;
- Incluímos pessoas com deficiência na investigação e testes com utilizadores;
- Publicámos esta Declaração de Acessibilidade.
Declaração de acessibilidade digital
Estamos a trabalhar para garantir que os nossos websites e serviços online sejam acessíveis a todos e estamos comprometidos em seguir as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) do W3C e outras leis de acessibilidade aplicáveis. Queremos que o maior número possível de pessoas consiga utilizar este website. Por exemplo, isso significa que deverá ser possível:
- Alterar cores, níveis de contraste e tipos de letra através das definições do navegador ou do dispositivo;
- Ampliar até 200% sem que o texto saia do ecrã;
- Navegar na maioria do website utilizando um teclado ou software de reconhecimento de voz;
- Ouvir a maioria do website utilizando um leitor de ecrã (incluindo as versões mais recentes do JAWS, NVDA e VoiceOver).
Estabelecemos uma parceria com uma empresa especializada na consultoria digital para aproveitar a sua experiência, de forma a alcançar e manter a conformidade com os padrões de acessibilidade. Através desta parceria, continuamos a desenvolver o nosso programa e capacidades de acessibilidade digital, garantindo que estamos a conceber, desenvolver e testar os nossos websites e serviços online em conformidade com os padrões de acessibilidade.
Métodos de avaliação utilizados
A metodologia de teste inclui uma combinação de testes automatizados, revisão manual e a nível de código e testes por pessoas com deficiência que utilizam várias tecnologias de assistência, incluindo a interação apenas com o teclado. Esta metodologia de teste garante que todos os aspectos relacionados com a acessibilidade e a experiência do utilizador são incluídos na nossa análise. Segue-se uma lista de algumas das tecnologias e ambientes utilizados:
Tecnologias de assistência - leitores de ecrã (JAWS, NVDA, VoiceOver), interação apenas com o teclado, zoom do browser
Ferramentas automatizadas - Axe, Color Contrast Analyzer
Browsers - Edge, Chrome, Firefox, Safari
Plugins de acessibilidade - Axe
Ferramentas de assistência em sistemas operativos - VoiceOver, TalkBack
Dispositivos - computadores de secretária, tablets e/ou smartphones
O que estamos a fazer para melhorar a acessibilidade
Utilizamos várias abordagens para melhorar e manter continuamente os padrões de acessibilidade. Estas abordagens enquadram-se nas seguintes categorias:
- Prevenção
Prevenção através de ferramentas automatizadas:
Prevenção através de processos no ciclo de vida do desenvolvimento de software:
Prevenção através de formação de colaboradores:
- Monitorização
Monitorização para analisar a plataforma com base nos critérios WCAG 2.2 AA e identificar áreas adicionais a remediar;
Organizamos auditorias manuais em larga escala para identificar problemas não detetados.
Revalidação manual das correções para garantir que trabalhamos em conjunto para resolver os problemas com o mais alto padrão;
Feedback e informações de contacto
Para contactar, enviar sugestões, efetuar reclamações ou solicitar informação adicional relativamente aos conteúdos e/ou funcionalidades presentes no sítio Web da Vodafone, utilize, por favor, os seguintes meios:
Correio Eletrónico - acessibilidade@vodafone.com
Procedimento de Reclamação
De acordo com o n.º 1 do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 83/2018, de 19 de outubro, sempre que uma pessoa com deficiência seja objeto de um tratamento menos favorável do que aquele que é, tenha sido ou venha a ser dado a outra pessoa em situação comparável, que consubstancie uma prática discriminatória contra pessoas com deficiência, prevista e punida nos termos do artigo 4.º da Lei n.º 46/2006, de 28 de agosto, pode, essa pessoa, apresentar queixa, de acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º 34/2007, de 15 de fevereiro.
O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.), disponibiliza um formulário para denunciar situações de discriminação, encaminhando as queixas apresentadas às entidades competentes. Anualmente, o INR, I.P. elabora um relatório anual sobre a aplicação da lei que proíbe e pune a discriminação em razão da deficiência e da existência de risco agravado de saúde (Lei n.o 46/2006, de 28 de agosto).
A acessibilidade não é uma conquista pontual, mas sim um compromisso contínuo. Monitorizamos constantemente o feedback dos utilizadores, aplicamos melhorias e mantemo-nos atualizados com os padrões de acessibilidade em evolução. O nosso objetivo é proporcionar uma experiência acessível e inclusiva para todos, e estamos empenhados em garantir que a nossa plataforma continue acessível a todos os utilizadores.
Esta declaração foi preparada em 24 de junho de 2025 e revista na mesma data.