Skip to content

Press Releases

Telecel apoia acção da UNICEF na Guiné Bissau.

Numa cerimónia realizada no passado dia 20 de Outubro, a Telecel entregou à UNICEF um cheque no valor de 18 milhões de escudos, resultante da receita das chamadas realizadas no Dia de Natal de 1997, entre Clientes da rede Telecel.

Este valor destina-se a apoiar as acções da UNICEF na Região de Bafatá, na Guiné-Bissau, onde se encontram mais de 180.000 refugiados do conflito armado que se iniciou em Junho passado. O objectivo é reforçar e, nalguns casos, implementar no terreno serviços básicos de saúde e de combate a epidemias que neste momento ameaçam a população do território, designadamente a Cólera e a Malária.

Com esta acção – integrada no Apelo das Nações Unidas para Assistência Humanitária na Guiné Bissau – prevê-se que cerca de 5.500 crianças com menos de 1 ano de idade sejam vacinadas, 40.000 recebam suplemento de Vitamina A e cerca de 200.000 pessoas sejam informadas sobre medidas para prevenção da cólera.

Na ocasião, Manuel Pina, Presidente do Comité Português para a UNICEF, referiu “com o reacender dos conflitos, o apoio às populações deslocadas da Guiné-Bissau é cada vez mais necessário.
Desde o início da guerra, a UNICEF tem dado especial apoio a centros de saúde em distritos de elevada concentração de deslocados, através do fornecimento e distribuição de vacinas, de sais de rehidratação oral para combater a perda de fluidos devido à diarreia, de suplementos nutricionais e de medicamentos essenciais.
O tratamento da água, instalação de bombas manuais e o fornecimento de reservatórios, são medidas essenciais para evitar a disseminação da cólera, assim como a ampla divulgação de informações sobre cuidados básicos de higiene.
Esta contribuição da Telecel, uma das mais elevadas de sempre, é um exemplo da valiosa colaboração que as empresas podem dar a uma organização como a UNICEF, que depende inteiramente de contribuições voluntárias. Podermos contribuir para minimizar o sofrimento da população de um país africano de língua portuguesa tem, para o Comité Português para a UNICEF, um significado muito especial.