Telecel efectua com êxito a transição para o ano 2000

Os serviços de telefonia móvel e Internet da Telecel funcionaram normalmente durante a transição para o Ano 2000, mantendo os níveis de qualidade a que a empresa habituou os seus Clientes.

As únicas dificuldades de comunicação detectadas, que se revestiram de um carácter pontual e localizado, tiveram origem no elevado volume de tráfego habitual nesta noite, sobretudo em algumas zonas onde se verificaram grandes concentrações de Clientes que festejavam a passagem do ano.

Com o objectivo de garantir o normal funcionamento e a qualidade dos seus serviços, a Telecel mobilizou uma equipa de 325 pessoas, repartida por 256 colaboradores nos centros de operações e 69 colaboradores de prevenção. A equipa, constituída, designadamente, por colaboradores das áreas de Operações de Rede, Sistemas Informáticos, Serviço de Apoio a Clientes, Infra-estruturas e Serviços Gerais, entre outros, distribuída pelos diferentes centros de operação e manutenção da empresa, está em actividade desde as 20 horas do dia 31 de Dezembro até às 24 horas do dia 2 de Janeiro.

Para apoiar a monitorização dos sistemas da Telecel, estiveram no terreno equipas de colaboradores dos principais fornecedores de equipamento informático e de rede da Empresa.

Por outro lado, a Telecel manteve um contacto permanente, desde as 12h00 do dia 31 de Dezembro, com as empresas do grupo Vodafone AirTouch através da aplicação “Information Hub” (desenvolvida pelo Grupo) que permitia a monitorização de eventuais problemas nos sistemas informáticos e de rede utilizados pelas empresas do Grupo. Esteve igualmente em contacto com os seus principais fornecedores de sistemas e parceiros de negócio, através de sistemas de“Early Warning“, que davam informação permanentemente actualizada sobre o ponto de situação noutros países cuja diferença horária permita antecipar eventuais problemas.

Como medida adicional de segurança, tinham sido previstos Planos de Contingência específicos para minimizar o risco de falhas devido a problemas relacionados com a transição do Ano 2000. Para além desses programas de contingência internos, a Telecel desenvolveu igualmente planos de acção para fazer face a eventuais falhas ou interrupções dos serviços de entidades externas.

Desde Outubro de 1997 que a Telecel iniciou o estudo exaustivo dos problemas levantados pelo chamado «bug informático do Ano 2000». Foi então constituído um grupo de trabalho multidisciplinar, assistido por uma equipa de consultores e em colaboração com todas as áreas da empresa, com a responsabilidade de garantir a normalidade das operações na transição para o Ano 2000. A definição de conformidade utilizada para abordar de forma consistente fornecedores, clientes e parceiros foi construída com base na definição elaborada pelo comité DISC (Delivering Information Solutions to Customers through International Standards) do British Standards Institution (PD2000-1, A Definition of Year 2000 Conformity Requirements).

Os custos envolvidos na resolução do problema do Ano 2000 relacionaram-se com a renovação e teste dos sistemas, equipamentos e produtos da Telecel, apoio externo e consultoria, para além de custos internos. O total investido no projecto ascende a cerca de 650 mil contos (3,2 milhões de euros) e reflecte a modernidade e contínua actualização dos sistemas da Telecel.