Skip to content

Press Releases

SOS Praias diminui sinistralidade nas praias não vigiadas do Concelho de Mafra

Lisboa, 20 de Agosto de 2007 – A Câmara Municipal de Mafra, o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Fundação Vodafone Portugal lançaram o Programa SOS Praias, em vigor desde Junho nas praias do Concelho de Mafra, em resultado do sucesso do programa piloto que decorreu na época balnear de 2006.

O Programa SOS Praias visa proporcionar a todos os banhistas e veraneantes que frequentam praias sem vigilância uma possibilidade de contacto imediato com as unidades de salvamento em caso de emergência.

Este programa consiste na instalação nas praias de um equipamento simples, funcionando a energia solar, através do qual é estabelecida uma comunicação móvel directa com a central de coordenação de meios de salvamento e accionado o serviço de emergência. Este equipamento é igualmente uma forma eficaz de obter ajuda quando se encontram crianças perdidas na praia.

De acordo com o ISN, o equipamento SOS Praias contribuiu para a redução significativa da sinistralidade nas praias não vigiadas do Concelho de Mafra na actual época balnear. Este sistema inovador permitiu, desde Junho de 2007, a intervenção em cerca de 40 situações de emergência accionadas pelos banhistas.

Com uma duração estimada de três anos, este Programa envolve um investimento global no valor de 30 mil euros e inclui a doação de 16 equipamentos SOS, kit de acessórios para reposição, computador para a gestão e supervisão do sistema, assim como serviços de formação em gestão, supervisão e operação dos sistemas, manutenção preventiva e comunicações de dados e voz entre os postos SOS e as centrais de coordenação.

O Programa SOS está activo nas seguintes praias do concelho de Mafra:

– Praia da Calada

– Praia de S. Lourenço

– Praia de Ribeira d’Ilhas

– Praia do Sul

– Praia da Foz do Lizandro

– Praia Coxos

– Praia Algodio

– Praia Empa

– Praia do Matadouro

– Praia dos Pescadores

– Praia de S. Sebastião

– Praia de S. Julião