Skip to content

Press Releases

Vodafone lança novos serviços na Mostra Portugal Tecnológico 2008

Lisboa, 18 de Novembro de 2008 – A Vodafone está a apresentar dois novos serviços na Mostra Portugal Tecnológico 2008, que vai decorrer até 23 de Novembro na FIL em Lisboa, e ao mesmo tempo a demonstrar algumas soluções actuais da operadora em diversos campos.

As novidades são marcadas pelas inovações no serviço TeleMultibanco, agora alargado ao iPhone, permitindo aos utilizadores interagirem com o terminal móvel da Apple como se de uma Caixa Multibanco se tratasse. O serviço permite usufruir de algumas das funcionalidades já existentes no Multibanco, nomeadamente os carregamentos de saldo Vitamina, Yorn e Vodafone Directo, consultas de movimentos da conta bancária e de NIB, pagamentos de serviços, entre outros. Os Clientes da Vodafone podem fazer o download gratuito desta aplicação na AppStore da Apple.

Também na área dos pagamentos surge um novo serviço, em teste desde Dezembro de 2007 em parceria com a livraria virtual WOOK (www.wook.pt) pertencente ao Grupo Porto Editora, e que consiste num novo conceito de pagamentos na Internet. Este serviço permite aos Clientes Vodafone utilizarem o serviço TeleMultibanco para efectuar pagamentos na Internet de forma fácil, rápida e segura, sem introduzir qualquer dado bancário, indicando apenas o seu número de telemóvel Vodafone. O lançamento deste serviço ocorrerá em breve, permitindo desde logo o pagamento em várias lojas na Internet.

Para além das novidades acima referidas, serão ainda demonstrados no stand da Vodafone diversos projectos e serviços, como o Wireless SafeCar, o Vodafone PABX, o Sistema de Monitorização Remota de Epilepsia Pediátrica, o Vodafone Say e o e-Escolinha.

O Wireless SafeCar é um sistema inovador de segurança que oferece a protecção mais eficaz aos condutores em situações de furto de veículos automóveis. Conjuga as tecnologias de transmissão GSM com as de localização por GPS, privilegiando a segurança do utilizador e dos ocupantes do veículo automóvel, permitindo uma utilização simples e com controlo total de custos. Esta solução protege o condutor do veículo quando confrontado com situações de carjacking, uma técnica frequentemente utilizada hoje em dia para roubos de veículos.

Sob o lema “Uma grande central para pequenas empresas”, o Vodafone PABX disponibiliza num único equipamento, fácil de instalar e configurar, funcionalidades de central telefónica de última geração, router para acesso à Internet a 24Mbps e interface para até 8 telefones e computadores, com e sem fios. Este equipamento possui ainda funcionalidades de gestão de chamadas, tais como reencaminhamentos, captura de chamadas, marcação abreviada, música em espera, serviço nocturno e caixa de Voice Mail para cada extensão telefónica, entre outras.

O projecto de Monitorização Remota de Epilepsia Pediátrica, lançado em Fevereiro de 2008 em conjunto com o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, tem a finalidade de aumentar o número e a capacidade de êxito das intervenções cirúrgicas em crianças epilépticas. Com recurso a comunicações móveis e a uma aplicação informática específica, os médicos podem observar os exames vídeo-EEG ou vídeo electro-encefalograma prévios à intervenção, num computador ou PDA, à distância e em qualquer momento.

Já o Vodafone SAY consiste numa aplicação Text to Speech instalada gratuitamente pela Vodafone e que permite transformar em voz todo o texto que aparece no ecrã do telemóvel do Cliente. Assim, pessoas com deficiência visual podem usufruir das capacidades totais do telemóvel. As principais mais valias passam pelo facto do utilizador poder saber facilmente quem está a ligar, enviar e receber mensagens escritas, mensagens multimédia e e-mails, aceder ao portal Vodafone live!, ouvir e escrever notas, editar e consultar a agenda, consultar o nível de rede e a carga da bateria, modificar as definições do telemóvel, entre outros.

Por fim, o protocolo da Vodafone relativamente ao programa e-Escolinha tem como objectivo colaborar com o Governo de forma a estabelecer os meios para, tendencialmente, dotar de um PC ligado em Banda Larga cada aluno do 1º ciclo. Os PCs possuem conteúdos educacionais aprovados e seleccionados pelo Ministério da Educação e aplicações específicas dos operadores de telecomunicações (ex. Web Phone, SMS by mail, etc.).