Skip to content

Press Releases

Vodafone Portugal e Alcatel-Lucent realizam primeira demonstração de LTE

Lisboa e Paris, 9 de Abril de 2010 – A Vodafone Portugal e a Alcatel-Lucent realizaram hoje a primeira demonstração de uma estação-base a funcionar nos modos 3G e LTE. O desenvolvimento de uma estação-base 3G, já a operar na rede da Vodafone Portugal, foi efectuado pela Alcatel-Lucent de modo a proporcionar funcionalidades de rede 3G e LTE, em simultâneo.

Esta demonstração ocorreu na loja do Edifício Vodafone na cidade do Porto com recurso a espectro na faixa dos 2,6 GHz e a um canal com largura de banda de 10 MHz dando, assim, a possibilidade de se alcançarem velocidades de download mais de três vezes superiores às actuamente obtidas com a rede HSPA 28,8 Mbps.

Esta foi também a primeira demonstração em Portugal do LTE Connected Car da Alcatel-Lucent, com o qual foi possível apresentar um leque completo de serviços de entretenimento, de informação e de serviços de segurança, incluindo video-on-demand, jogos, controlo remoto da domótica da residência, GPS de navegação avançada, assim como monitorização das estradas e do estado do veículo.

Jorge Capelas Fernandes, Administrador para a Área de Tecnologia da Vodafone Portugal, referiu que “a Vodafone Portugal está permanentemente apostada em assegurar aos seus Clientes uma oferta de serviços inovadores. Esta demonstração faz parte de um vasto programa de testes da tecnologia LTE da Vodafone que está a decorrer em vários países do mundo, com vista a estudar o potencial da tecnologia LTE e a avaliar em que medida pode ser utilizada para proporcionar ainda melhores serviços aos Clientes no futuro.”

Para António Neto, Director Geral da Alcatel-Lucent com a conta da Vodafone Portugal, “esta apresentação demonstra que as estações-base da Alcatel-Lucent, que já se encontram instaladas em todo o mundo, designadamente na Vodafone Portugal, oferecem aos operadores a capacidade de evoluírem para a mais recente tecnologia sem fios, de forma contínua e economicamente acessível. Assim, os operadores podem continuar a suportar os seus actuais serviços sem necessidade de realizarem qualquer interrupção no tráfego em curso”. O mesmo responsável acrescentou que “para esta demonstração a Alcatel-Lucent tirou partido da sua experiência e conhecimento profundos adquiridos graças ao seu envolvimento na maioria dos projectos de LTE que estão em curso em todo o mundo.”