Terça-Feira, 21 de Julho de 2015

Vodafone Portugal e Instituto Pedro Nunes entregam prémios de concurso de aplicações para o terceiro setor

A Vodafone Portugal promoveu hoje, dia 21 de julho, a final do concurso eVida Dev Challenge, uma iniciativa que fomenta a criação de tecnologias que contribuam para melhorar o dia-a-dia de instituições ligadas ao terceiro setor.

Nesta iniciativa foram distinguidas aplicações e soluções tecnológicas criadas através da plataforma eVida que responderam a necessidades reais previamente identificadas por Instituições de Economia Social.

A plataforma eVida integra-se na área de atuação do projeto TICE.Healthy, sediado no Instituto Pedro Nunes, que desenvolve, integra e testa abordagens tecnológicas inovadoras que sirvam de base a novos produtos e serviços na área da saúde e qualidade de vida.

Participaram no concurso mais de 20 equipas que desenvolveram aplicações inovadoras. Numa primeira fase foram sujeitas a uma de pré-seleção que permitiu que 13 aplicações estivessem desde logo integradas na plataforma eVida e apuradas para a votação do júri qualificado.

As aplicações vencedoras na categoria “Challenge” foram:

1º Lugar (5000 Euros) – App Farma2: uma aplicação que monitoriza no computador ou em dispositivos móveis a toma de comprimidos guardando registo dos que foram tomados e de quantos faltam tomar. Desta forma o doente, técnicos ou acompanhantes têm total controlo sobre a toma e respetivas necessidades de reabastecimento.

2º lugar (3000 Euros) – Cáritas Equipamentos: uma aplicação de gestão dos equipamentos e máquinas que pode ser aplicada a qualquer entidade do terceiro sector.

3º Lugar (2000 Euros) – App Tend: aplicação para auxílio no agendamento de banhos assistidos, gestão de quantidades de fraldas e toma da medicação diária de utentes.

Na categoria innovation (5000 Euros) o grande vencedor foi a App Training Teach & Coach – Evida Connect: Uma aplicação direcionada à organização de planos de treino e atividade física.

Uma das aplicações a concurso terá ainda a possibilidade de participar, durante um ano, no programa de incubação Vodafone Power Lab.

Esta iniciativa resulta de uma aposta da Vodafone Portugal e do Instituto Pedro Nunes em fomentar e promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços prestados pelas Instituições do terceiro setor, assim como melhorar a qualidade de vida dos seus beneficiários.

Este prémio vem reforçar o empenho da Vodafone Portugal na promoção do desenvolvimento de aplicações que melhorem a qualidade de vida das pessoas e demonstrem substancial benefício público. Um outro exemplo dessa promoção são os Mobile For Good Awards que a Vodafone desenvolve em parceria com a  AGE Platform Europe e o European Disability Forum e que promovem o desenvolvimento de aplicações mobile nas áreas da saúde, acessibilidade, educação e mobilidade nos serviços públicos distribuindo um total de 200.000 euros em prémios.