Press Releases
Vodafone Portugal acolhe Centro de Competências do Grupo Vodafone para o desenvolvimento de TV
- A oferta de TV da Vodafone é já uma realidade em 8 países, estando a ser desenvolvida para mais mercados;
- Os três Centros de Competências da Vodafone Portugal – Operações de Rede, Internet of Things e TV Hub – retêm 450 quadros altamente especializados em território nacional.
A Vodafone Portugal foi selecionada pelo Grupo Vodafone para acolher o Centro de Competências para o desenvolvimento e gestão da Televisão da Última Geração. Designado por TV Hub, este Centro será o laboratório de inovação que está a criar a Televisão do Futuro para os diferentes mercados onde o Grupo opera.
Localizado na sede da Vodafone Portugal, em Lisboa, o TV Hub foi inaugurado hoje, dia 10 de outubro, pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, numa cerimónia que contou com a presença do CEO da Vodafone Portugal, Mário Vaz, de Luís Lopes, Unified Communications Director do Grupo Vodafone, e de outros responsáveis da Empresa.
“A atribuição do TV Hub à Vodafone Portugal evidencia não só o compromisso e a confiança do acionista no nosso mercado, como também atesta o reconhecimento da liderança tecnológica e da capacidade de execução da Empresa e enaltece a qualidade dos recursos e infraestruturas nacionais. Ao conseguir atrair o terceiro Centro de Competências para o território português, a Vodafone Portugal afirma-se como uma incontestável referência no Grupo e reforça o seu contributo para a criação de riqueza no País”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.
O Centro de Competências integra 80 engenheiros de elevado e especializado know-how que, a partir de Portugal e em estreita colaboração com uma equipa composta por mais de 100 recursos multidisciplinares do Grupo, desenvolvem a solução de TV da Vodafone.
Esta solução, que recorre a tecnologia de última geração, assente em plataformas state of the art, está a ser concebida para implementação em múltiplas geografias, tendo a particularidade de ser adaptável de forma a responder aos requisitos e especificidades de cada mercado e às necessidades dos Clientes, enquanto utilizadores do serviço de Televisão.
A estrutura do Centro de Competências para o desenvolvimento da Televisão da Última Geração – TV Hub – tem quatro áreas vitais:
- Produto – Análise das necessidades de cada país, negociação da implementação da solução Vodafone TV e composição do produto;
- Desenvolvimento – Desenho da solução à medida dos requisitos de cada mercado e coordenação do desenvolvimento das soluções com os diversos parceiros;
- Engenharia – Integração da solução nos diversos países;
- Operações – Monitorização das diferentes operações.
A oferta de Televisão da Vodafone é já uma realidade em oito mercados do Grupo – Portugal, Espanha, Roménia, Irlanda, Grécia, Alemanha, Holanda e Nova Zelândia, estando as Equipas competentes a trabalhar no desenvolvimento desta solução para mais geografias.
O universo de potenciais utilizadores deste inovador serviço de Televisão ascende, neste momento, a 500 milhões de consumidores, o equivalente à população de toda a União Europeia. O objetivo da Empresa é consolidar a presença internacional da TV da Vodafone, alargando a oferta a outras operações do Grupo, atualmente presente em 17 países com serviço de banda larga fixa e em 26 com serviço móvel.
“Estamos convictos de que este Centro é mais um exemplo do sucesso da estratégia implementada pela Vodafone Portugal. Somos hoje um operador global de comunicações, líder em orientação e satisfação para o Cliente, inovação e imagem de marca. Somos o operador que mais cresce em clientes de TV por subscrição ao longo de onze trimestres consecutivos. Somos uma Empresa preparada para responder positivamente aos desafios do Futuro, nacionais e internacionais. Por tudo isto, este projeto inspira-nos a manter intacta a ambição de sermos o operador mais admirado em Portugal e uma referência no ‘Mundo Vodafone’”, acrescenta o CEO da Vodafone Portugal.
Vodafone TV
A Televisão de Última Geração da Vodafone incorpora funcionalidades e serviços pioneiros a nível mundial, reforçando a aposta da Empresa em oferecer o melhor serviço e a mais completa experiência de comunicações.
Desenhada com um interface inovador, mas simples e intuitivo, a TV da Vodafone eleva o potencial do multiscreen a outro patamar: a total convergência de serviços entre plataformas. Permite o acesso ao serviço em qualquer lugar, seja através da box ou de um PC, tablet, smartphone, smartwatch e projetor portátil, com qualidade superior.
Entre as inúmeras funcionalidades disponíveis encontram-se a possibilidade de ver os programas televisivos dos últimos sete dias em diferido (Catchup TV); a disponibilização de milhares de filmes, séries e documentários premium, que inclui das mais recentes estreias aos clássicos (Vídeo on Demand Store); a gravação dos conteúdos na Cloud permite o seu acesso em qualquer altura e em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo; a existência de uma área exclusiva que guarda automaticamente as referências aos programas vistos ou a serem seguidos (MyTV); e a possibilidade de ver ao vivo, e em direto na TV da Vodafone, todos os vídeos capturados no smartphone, tablet ou câmaras GoPro (Live on TV).
A personalização da experiência de Televisão, permitindo aos Clientes encontrar mais rapidamente os conteúdos do seu interesse, encontra-se integrada na oferta de TV da Vodafone, através da otimização de recomendações e a possibilidade de exploração avançada de conteúdos.
A Vodafone aposta ainda no estabelecimento de parcerias com os mais importantes players da indústria, de forma a levar os melhores conteúdos a todos os seus Clientes. Exemplo disso é a parceria exclusiva com o Netflix, através da qual os clientes têm acesso a produções originais, tais como “Narcos”, “Orange is the New Black” e “Marco Polo”.
Centros de Competências da Vodafone Portugal
O TV Hub é o terceiro Centro de Competências do Grupo Vodafone alojado na Vodafone Portugal, depois do Atlantic NOC (Network Operations Center) e do Centro para desenvolvimento de soluções IoT (Internet of Things). No total, estas três áreas permitem reter 450 quadros altamente especializados em Portugal, o que significa que um em cada três colaboradores da Vodafone Portugal já trabalha para o Grupo.
Atlantic NOC (ANOC)
O Atlantic NOC (Network Operations Center) iniciou a sua atividade em julho de 2012. Localizado no edifício sede da Vodafone Portugal, em Lisboa, o ANOC é um dos dois únicos Centros de Operações de Rede do Grupo Vodafone na Europa.
Um Equipa de 310 engenheiros e técnicos especializados monitoriza, 24 horas por dia e 7 dias por semana, as redes de Portugal, Espanha e Reino Unido, um universo correspondente a 42 milhões de Clientes. A monitorização abrange os acessos móvel (2G, 3G, 4G) e fixo (FTTH e ADSL), as redes core e as plataformas de serviços.
Internet of Things
A Vodafone tem um Centro de Competência de Internet of Things que, a partir de Portugal, desenvolve soluções de Smart Cities para o Grupo. Uma equipa de 50 engenheiros trabalha diariamente em ofertas de cariz de inovador que, numa dinâmica de colaboração com Governo, Autarquias, Universidades e Indústria, permitem identificar e explorar as oportunidades de otimização dos recursos disponíveis, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Esta Equipa contribui para que o Grupo Vodafone seja líder mundial no Gartner’s Magic Quadrant em Gestão de Serviços Machine-to-Machine (M2M) nas categorias de “capacidade de execução” e “abrangência de visão”.
Num mercado altamente competitivo, o Grupo foi distinguido pelo segundo ano consecutivo. A tecnologia sustenta algumas das soluções de maior sucesso a nível mundial, tais como Smart Parking (gestão de estacionamentos), Smart Waste (otimização de rotas e recursos no processo de recolha de resíduos), Smart Lights (gestão inteligente de postes de iluminação), Smart Buildings (gestão dos recursos elétricos dos edifícios), Smart Counting (contabilização de entradas num determinado espaço), Smart Mapping (plataforma digital de informação e comunicação urbana), entre outras.